Em «A Sentença», um formato conduzido por João Patrício, damos conta do segundo caso que marca o programa da tarde «O peso da mentira».
Anabela tinha a mãe doente e resolveu por isso pedir à empresa para se ausentar durante uns dias, justificando que a progenitora estava muito debilitada e precisava de acompanhamento.
Há muito que a mãe de Anabela, pelo que a filha resolveu dar-lhe uma caixa de comprimidos para dormir antes de partir com as amigas para umas férias para Ibiza. Mas o estado de saúde de Anabela complicou-se e a mãe de Anabela acabou por falecer. Ao regressar ao trabalho, Anabela foi despedida por justa causa depois de umas fotografias numa rede social terem revelado onde efetivamente tinha estado.
Anabela ainda tentou contornar a situação, mas o tio tentou contactar a empresa para informar a sobrinha sobre o que estava a acontecer com a mãe.
Sem trabalho e sem subsídio de desemprego, acusa o tio de a colocar nesta situação e, por isso, quer que o tio a deixe ficar na casa da mãe. Rubino, o tio, é o proprietário mas pretende vendê-la.
Sentença final: Rubino não é obrigado a deixar a sobrinha viver na casa onde a mãe residia.