Durante a festa de aniversário de Paulo, organizada em segredo por Sílvia, os ex-casais conversam sobre os seus percursos na Ex-periência e partilham detalhes das suas relações.
Helena e Ricardo, o último casal a chegar ao retiro, desabafa com os colegas sobre as dificuldades que estão a sentir nos desafios propostos pelos terapeutas e acabam por falar nos «fantasmas» da relação.
«Aquilo que ela diz é que quem trai uma vez, trai sempre. Cuidado Paulo, porque esse é o pensamento delas», alertou Ricardo.
Paulo não concordou com a afirmação do colega e corrigiu-o: «Delas não, a Sílvia não pensa assim!»
Depois de ouvir as palavras de Ricardo, Paulo muda de opinião e acredita que o ex-casal não vai conseguir ultrapassar os problemas que os trouxeram até ali. «Se eu achava que a Ana Sofia e o João seriam o casal que não iria conseguir dar a volta para voltar a ficar juntos, esta aqui mais um casal que dificilmente se vai encontrar», confessou.
Ana Sofia interveio na conversa e partilhou com o grupo: «Helena, o João no nosso segundo casamento, nunca me traiu».
Sílvia mostrou-se confusa com a afirmação da colega e contestou: «Então, se traiu no primeiro, traiu no segundo…»
João levantou-se e defendeu-se: «Não senhora, no que eu sei não houve traições no segundo casamento!»
«O João só me traiu no nosso casamento que durou vinte anos, no nosso segundo casamento ele nunca me traiu», tentou explicar Ana Sofia.
Sílvia não ficou satisfeita com a justificação da colega e insistiu: «Então foste tu que o traíste?»
Ana Sofia mostrou-se incomodada com as questões da colega: «Mais uma vez, do que eu lhe falei do pouco da minha via, ela não entendeu nada. Hoje questionou-me com coisas que acho que todos já estão fartos de ouvir falar».
Durante a festa, Sílvia procurou Sofia para desabafar sobre as revelações de Ana Sofia: «Então traiu no segundo (casamento) e agora não traiu? Ela disse que o que fez no primeiro fez no segundo»
«Treta, para mim é treta», respondeu Sofia.
«Ela disse que ele no segundo começou a roubar dinheiro e mentir, e também houve traições! Não é que ele saia depois da meia-noite para ir levantar dinheiro no multibanco?», questionou Sílvia.