NESTE EPISÓDIO...

Maria do Carmo narra à família que Luz acertou em cheio quando disse que ela sempre ocultou os seus verdadeiros sentimentos, somente tendo tido um vislumbre de felicidade quando se envolveu com o homem da sua vida, Zé Avelino, com o qual teve um filho. Todos ficam em choque.

Maria do Carmo assume à família que Zé Avelino foi o homem da sua vida, mas nunca teve coragem para assumir o que sentia por ele, com receio de perder o seu estatuto social. Recorda que já estava grávida quando ele, sem saber, partiu para França.

Marianinha conta a Zé Avelino que Dinis continua sem acordar no hospital. Fica inquieta por perceber que algo se passou com o marido.

Carlota continua indignada com Maria do Carmo por ele ter ocultado a Duarte que era filho de Zé Avelino, mas Madalena defende que os tempos eram outros, sendo de enaltecer o ato de coragem da avó dela.

Luz elogia Maria do Carmo por ter sido capaz de revelar que Zé Avelino era pai de Duarte, apesar de tardiamente, tendo ficado com orgulho de ser neta dela. Maria do Carmo abraça Luz, emocionada.

Rita e Hugo ficam atónitos por Marta revelar que se tem andado a encontrar às escondidas com Bernardo, com ambos a explicarem que não queriam ainda que ninguém soubesse sem terem a certeza que as coisas iam resultar.

Joaquim fica aflito por receber uma chamada a avisar que a polícia vai a caminho para o prender pelo rapto de Mara.