Beatriz (Mafalda Marafusta) casou com Joaquim Villalobos (Paulo Pires) e saiu do México para viver na Europa, com o marido. A morte trágica do pai, no dia do casamento marcou-a profundamente, tendo ficado com uma grande mágoa. O casamento começou a deteriorar-se após este acontecimento e quando Beatriz descobre que o marido esteve ligado aos assassinos do seu pai, tem um desgosto.

 

Manteve um caso com Diego (Vítor Hugo) e quis matar Joaquim, com quem tinha uma relação de amor/ódio. No entanto, por mais que Beatriz se afastasse de Joaquim acabava sempre para voltar para os seus braços, achando que a relação ia melhorar.

 

O desejo de ser mãe cresceu e quando descobre que não consegue engravidar, Beatriz faz tratamentos de fertilidade, mas sem resultado. Ao ver o bebé de Aidinha sozinho leva-o para casa, para cuidar dele. A partir daí, Beatriz ficou com Mara como sua filha. No entanto, a polícia recebeu uma denúncia, e o casal planeou uma fuga com a bebé.

 

Os seus planos foram por água abaixo quando Joaquim morre ao salvar Vicente. Agora Beatriz está completamente sozinha e desamparada. Mas será por muito tempo? Ou será que Beatriz vai ter os filhos que sempre quis? Beatriz merece um final feliz.

 

Mafalda Marafusta deixa os seguidores do instaram com esta mensagem: “Hoje gravei a minha última cena de "A Herdeira". Projecto mais difícil da minha vida, mais exigente. Projecto que mais me furou e revirou por dentro. Abriu e fechou feridas, cicatrizou-as. Confrontou-me com as minhas falhas, com os meus erros do passado, com os sentimentos mal resolvidos … Esta Beatriz foi um bombom que me deram…  Tive a possibilidade de mostrar o que consigo fazer, de poder demonstrar a minha dedicação e o AMOR que tenho pela minha profissão.”