Madalena (Rita Pereira) infligiu dor a muita gente durante a sua vida, apesar do bom coração, a ambição desmedida corrompeu esta jovem. Para sobreviver, aprendeu a lei do vale tudo. Envolveu-se com um cartel de narcotráfico galego, escondeu a sua origem cigana e empregou-se em Portugal, como secretária de Duarte (Pedro Lamares), com quem mais tarde casou e teve dois filhos.

 

Luz (Kelly Bailey) tentou desmascará-la, mas a vilã não deixou que isso acontecesse tão facilmente. Depois de tentar matar a enteada, e de todas as maldades que lhe fez, a cigana redimiu-se ao salvar-lhe a vida, retirando uma granada do seu quarto, mesmo antes de explodir.

 

Agora que está grávida e com cancro, a vida de Madalena mudou. Ramón (Joaquim Horta), o amor da sua vida, não acredita que o filho seja dele, e o pior ainda está para vir. Maria Luísa quer vingança e vai torturá-la, para a fazer pagar por tudo o que lhe fez.

 

Agora que Madalena está a endireitar a sua vida, tudo lhe está a acontecer. Será que vai conseguir ser feliz? Será que ela e Ramón vão conseguir ter a família com que sempre sonharam? Ou ficará com Gil? Será que Maria Luísa vai ter misericórdia da sua inimiga ou vai fazê-la sofrer?

 

Rita Pereira termina este projeto com o coração cheio, como escreveu no seu instagram: "Terminou. O sofrimento, a angústia, a sede de vingança, a incerteza, o amor, a felicidade, a coragem, terminou. A minha Madalena terminou. Mas encheu-me o coração. "A Herdeira" encheu-me o coração."