Crime de Raul é desmascarado em público

03 fev 2021 00:00

Vanda e Luís chegam à editora e entram num gabinete onde estão também as irmãs de Zeca, Ema (Ana Varela), Carolina (Joana Manuel), Maria Helena, Eça (Nuno Pardal) e Ulisses.

Raul chega e Vanda fica espantada por vê-lo. Zeca afirma que sabe toda a verdade. Raul não entende logo e Zeca explica que sabe que foi ele que matou o polícia. Zeca pergunta a Raul se achou que ele nunca ia descobrir e Raul olha-o como se não fizesse ideia do que ele está a falar. Zeca relembra-o do atropelamento do polícia e afirma que Peter (Joaquim Nicolau) também sabe.

Raul pergunta-lhe se foi por isso que lhe roubou os diamantes e lhe roubou Ema. Vanda fica em choque ao ouvir a confissão de Raul e tem vontade de ir lá, mas Luís impede-a. Eça diz que a conversa ainda não acabou. Zeca e Raul lutam.

Raul diz que não vai deixar que Zeca acabe com a sua vida e que só não lhe pagou o combinado, porque o dinheiro foi roubado. David (Jorge Albuquerque) chega e interrompe a luta. Zeca pergunta a Raul se não vai contar ao irmão porque é que estavam a discutir, mas Raul diz que não vale a pena. Zeca fica incrédulo com a lata de Raul e acusa-o de ser um cobarde.

Todos olham incrédulos para a reação de Raul e Maria Helena está profundamente chocada. David quer saber o que é que se passou ali e Zeca indica que depois lhe explica. Raul pede ao irmão para ficar do seu lado por Zeca quer denegrir a sua imagem.

David não tem paciência para os problemas do irmão e avisa que só quer assegurar o legado do pai. Zeca chama as pessoas que estavam a assistir no gabinete. Ao contrário do que todos poderiam esperar, Vanda sai disparada e Eça anui que ela ficou em choque, por ter andado tantos anos enganada.

Vanda diz a Luís que só quer ir para casa. Ema pergunta-lhe se agora já acredita na inocência de Zeca e Vanda sai a chorar. As irmãs defendem que Zeca sempre foi honesto e se fez alguns roubos, foi para a família ter o que comer.

Maria Helena está chocada com a monstruosidade que Raul fez. Ema diz que já sabia, mas não disse nada, para não comprometer o plano. Diana defende que o caso devia ser reaberto e Raul devia pagar pelo que fez.

Ema felicita Zeca. Ele pede-lhe para dormirem juntos e promete não deixar que nada se intrometa entre eles.

Filomena não consegue parar de olhar para Madalena (Sofia Ribeiro), a pensar que se trata de Célia.

Estela (Isabel Figueira) diz que não vê a hora de sair do hospital e diz a Célia que quer conhecer Raul. Joana (Catarina Rebelo) pergunta à mãe se é verdade que anda com Raul. Célia diz-lhe que não conseguiu controlar o que sente e que o casamento de Ema e de Raul já tinha acabado há muito tempo. Célia não aceita as críticas da filha, já que ela é a primeira a defender a relação de Ema e Zeca.

Peter vai ter com Raul e fica a saber que Zeca descobriu toda a verdade sobre a morte do polícia.

Carolina (Joana Manuel) agradece a companhia de Ulisses (Nuno Homem de Sá) e convida-o a aparecer quando quiser. Ulisses convida-a para dançar e ela mostra-se atrevida. Ulisses beija-a e os dois envolvem-se.

Raul (Sérgio Praia) acha que Zeca (Graciano Dias) pode ter descoberto a verdade através de Rute (Ana Guiomar), mas Peter (Joaquim Nicolau) recusa essa possibilidade.

Vanda (Fernanda Serrano) abre a porta de casa com violência e vai para o quarto, deixando Luís (Diogo Branco) preocupado.