Zeca, Raul e Peter: o confronto

15 dez 2020 00:00

Estela (Isabel Figueira) mostra-se satisfeita quando Célia (Sofia Ribeiro) lhe conta que anda à procura de emprego, mas fica tensa por perceber que ela mentiu na entrevista, dando o seu número como referência.

Santos Costa (Ricardo Castro) entrevista Estela e mostra-se agradado com a conversa dela. Estela afirma que os livros são a sua vida e conta-lhe um pouco do seu percurso.

Gabriel (Ricardo Carriço) afirma que o presente que enviou foi apenas uma lembrança e Carolina (Joana Manuel) explica que o casamento foi uma cerimónia muito discreta, deixando Gabriel desagradado com a felicidade dela.

Evelina (Susana Arrais) e o editor chegam ao bairro para uma sessão fotográfica. Eça (Nuno Pardal) fica surpreendido e apressa-se a ligar para Ulisses (Nuno Homem de Sá).

Vanda (Fernanda Serrano) é surpreendida pela visita de Zeca (Graciano Dias) e pergunta-lhe de que forma é que ela descobriu a sua morada.

Evelina posa para a fotografia com o livro novo na mão, quando aparece Ulisses e lhe pergunta como é que tem a lata de aparecer ali.

Ema (Ana Varela) fala com Célia sobre a festa de aniversário surpresa que estão a organizar para Joana (Catarina Rebelo), no bairro. Célia afirma que Joana não tem amigos em Lisboa e acrescenta que já tem um programa de aniversário com ela.

Zeca ameaça Vanda: caso ela não pare de persegui-lo, por ter a certeza que se começar a mexer no passado dela vai encontrar muito lixo.

Eça tenta acalmar a situação, mas Ulisses atira-se a Evelina e, em fúria, rasga o livro e acusa-a de ter roubado o livro de Zeca. Evelina está a sair do bairro e cruza-se com Rute (Ana Guiomar) que acha estranho vê-la a chorar.

Rute vai ter com Gisela (Carla Vasconcelos) e conta que o enriquecimento súbito de Zeca se deve ao facto de ter roubado diamantes a pessoas ricas.

Zeca cruza-se com Peter (Joaquim Nicolau) e com Raul (Sérgio Praia), que andam pelo bairro à procura da casa dele. Peter agarra Zeca pelo colarinho e exige saber onde estão os diamantes. Peter exige que Zeca lhe conte a verdade, mas ele finge-se de tonto e afirma que não sabe nada sobre o assunto. Zeca assume que encontrou uma chave no ferro velho que tentou devolver a Raul mas deitou-a fora quando foi maltratado por ele.

Ema envia uma mensagem para Constança (Filipa Pinto), com o intuito de informá-la de que Célia não está com vontade de deixar Joana passar o aniversário com os amigos.

Joana procura Ema e conta-lhe que fez as pazes com Luís (Diogo Branco), mas acrescenta que são apenas amigos.

Emília (Dina Félix da Costa) observa o atelier de David (Jorge Albuquerque) praticamente vazio e Sandro (Miguel Bogalho) comenta que ele esteve na livraria antes de se ir embora.

Fred (Filipe Matos) aconselha Maria Helena (Maria Emília Correia) a reabrir o restaurante nos Santos Populares .Ela ouve a voz de Peter no exterior e fica intrigada.

Peter grita de forma descontrolada por Zeca ter atirado a chave do cofre para o lixo. Raul indica que acha que ele está a mentir e que foi Zeca quem entrou no cofre. Peter muda de atitude quando se depara com a mãe.

Joana implora que Ema não dê folga a Célia pois não quer passar o dia de aniversário com ela. Nesse momento, são interrompidas por David que conta que deixou o atelier.

Gisela afirma que Zeca não é um bandido e censura Rute por fazer esse tipo de insinuações.

Raul mente a Maria Helena e afirma que estavam a discutir com Zeca pois ele está a tentar acabar com o casamento de Raul por ter tido um caso com Ema no passado. Maria Helena afirma que são acusações muito graves.

Ema aconselha David a não tomar decisões drásticas, pois não é por deixar o atelier que vai deixar de gostar de Emília.

Gisela está chocada e mostra-se determinada a falar com Zeca, para apurar a verdade sobre o roubo dos diamantes.

Santos Costa despede-se de Estela e afirma que ficou impressionado com a sua cultura literária, mas precisa de apresentar o caso dela à direção para poder contratá-la. Estela começa aos pulinhos, feliz com a possibilidade de trabalhar na editora, deixando Salomé (Madalena Brandão) surpreendida com a reação.