Já fez LIKE na TVI?

10 dez 2019 19:19

Joana Seixas e Madalena Brandão apresentam ideias para um Natal mais sustentável

Atrizes criaram o blog «I met God, she's green».

A ideia de blog nasceu do fascínio que ambas têm pela Natureza e de como ela pode verdadeiramente transformar as nossas vidas “se estivermos conectados”. A isto juntou-se o desejo de partilhar as descobertas e os desafios que enfrentam diariamente, como mães, atrizes, cozinheiras, consumidoras conscientes e inventoras.

Adoram o Natal, mas não gostam do consumismo e desperdício que este gera, e por isso têm algumas propostas mais sustentáveis:



PUB


1. Árvore de Natal

Este ano, Madalena e Joana descobriram o Pinheiro Bombeiro, uma iniciativa de cariz social que permite alugar pinheiros de Natal verdadeiros. Por cada pinheiro alugado, 5 euros revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios. No final do aluguer, o pinheiro é devolvido e transformado em biomassa.

2. Decorações

As decorações de Natal podem durar uma vida e até podem passar de geração em geração, mas nem sempre é o que acontece. Com tanta oferta, às vezes apetece variar um bocado e ter decorações um pouco diferentes do ano anterior. O conselho das duas é que ponham as mãos na massa, pois as decorações de Natal são muito fáceis e divertidas de fazer. É só preciso dar asas à imaginação.

3. Comida

O maior desafio no Natal é não fazer comida a mais, para não haver desperdício. A solução para que isto não aconteça é planear tudo muito bem e ser realista em relação ao número de pessoas que vai ter à mesa.



PUB


4. Presentes

As duas optam muitas vezes por fazer os seus próprios presentes ou oferecer alguma coisa que já têm mas que, por alguma razão, já não usam. Assim os presentes têm muito mais amor, dedicação, significado e história.

5. Embrulhos

Há varias formas de evitar o desperdício no que diz respeito aos embrulhos, aqui ficam algumas ideias:

- Utilizar os sacos e papel de embrulho do ano anterior; - Usar jornais; - Usar papel craft; - Decorar embrulhos com folhas e objetos que encontramos na natureza. Folhas, pinhas, paus de canela, alfazema; - Utilizar fita ou corda para atar os presentes.

Leia o artigo completo em www.imetgodshesgreen.com/