Covid-19: Campolide adota novas medidas para ajudar os munícipes

No «A Tarde é Sua», conhecemos uma iniciativa que disponibiliza respostas sociais a quem não está a aconselhado a sair de casa.

Quando a quarentena passou a ser a palavra mais proferida no nosso país, muitos foram os que se começaram a juntar para apoiar quem mais necessita de ajuda. No dia 14 de março, a Junta de Freguesia de Campolide lançou os projetos "Campolide vai às compras" e o "Campolide vai passear o cão".

«Temos um número de telefone para onde nos ligam e fazem os pedidos. É preenchido um formulário ao telefone, ficamos a saber que compras são necessárias e fazemos uma previsão de preços», explica o presidente da Junta, André Couto.

Depois, os voluntários dirigem-se ao domicílio da pessoa e pedem-lhe para deixar o dinheiro no tapete da entrada. «Assim evitamos o contacto e vamos às compras. Quando regressamos, deixamos as compras, o recibo e o troco também à porta», remata André Couto.

Na mesma ótica, para que as pessoas pudessem permanecer dentro de casa e «para prevenir situações de abandono animal», a Junta de Freguesia criou a iniciativa "Campolide vai passear o cão", funcionando da mesma forma, sendo solicitada através do mesmo contacto telefónico.

A plataforma «Vizinho Amigo» é outro projeto que funciona dentro dos mesmo moldes e que conta já com mais de cinco mil voluntários em todo o país.