A importância de combater o racismo

No «A Tarde é Sua», recebemos três rostos da luta contra o racismo: Conceição Queiroz, Iva Domingues e Cláudia Semedo.

Várias foram as figuras publicas que se juntaram no passado sábado, dia 6 de junho, numa manifestação na Alameda, em Lisboa.

Conceição Queiroz, Iva Domingues e Cláudia Semedo foram algumas das personalidades que estiveram presentes. Em conversa com Fátima Lopes, estas três mulheres mostraram-se preocupadas com as diferenças que a sociedade faz entre a cor da pele ser mais escura ou mais clara. Alertaram, ainda, para a importância de falar do racismo na educação dos mais novos, dando a entender que somos todos iguais.

O objetivo da manifestação era deixar o alerta para a importância de eliminar o racismo da nossa sociedade, depois de George Floyd, um afro-americano de 46 anos, ter sido morto por um agente da autoridade. Floyd estava desarmado e implorava para que o polícia parasse de o sufocar, mas isso não aconteceu. O agente pressionou o joelho no pescoço do afro-americano que acabou por morrer. Este assassinato motivou inúmeros protestos contra o racismo e a violência policial, nos Estados Unidos e no mundo.