21 nov 2018 12:55

Aprenda a controlar os medos e as fobias

Rosa Basto explica-lhe o que é a fobia e o medo e como pode acabar com alguns comportamentos

Os medos irracionais limitam a vida de quem sofre e são aparentemente pequenos medos que têm um grande impacto no dia-a-dia. 

As fobias são estados mentais e físicos, causados pelo medo que se tem a determinada experiência ou exposição. Pode-se dizer que uma pessoa está num estado fóbico ou de pânico quando a ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada experiência representa. 

 A hipnoterapeuta Rosa Basto afirma que estes doentes sofrem horrores porque acabam por condicionar a própria vida. «As pessoas perdem o controlo e têm noção de que têm comportamentos irracionais», explica. 

A convidada diz ainda que o medo faz parte da nossa vida mas justifica que este medo tem de ser racional. «O nosso cérebro não sabe o que é verdadeiro ou imaginário», explica. A doutora garante que se uma pessoa acreditar muito em algo, então o cérebro aceita aquele pensamento como real. 

É importante tentar controlar os estímulos e os comportamentos. Rosa Basto diz que todos nascemos preparados para o medo e adianta que, quando o medo se torna excessivo, a pessoa deve procurar ajuda médica.  

Sintomas:

-Medo extremo.

-Sintomas de ansiedade.

-Incapacidade de se manter na presença do estímulo agressor. 

-Aversão e repulsa.

-Necessidade irracional de fuga.