03 jan 2019 18:00

Francesinha

Receita apresentada por José Silva

É um símbolo da cidade invicta e há que garanta que é um dos maiores tesouros gastronómicos de Portugal. José Silva é um dos maiores especialistas de francesinha e explica-lhe todos os segredos. Aprenda a preparar a receita perfeita.

Ingredientes francesinha:

- Fiambre.
- Mortadela.
- Carne assada.
- Salsicha e linguiça fresca.
- Pão de forma.
- Queijo.

Ingredientes molho:

- Cebola.
- Alho.
- Louro.
- Fiambre ou aparas (gorduras) de porco.
- Banha.
- Vinho branco.
- Tomate.
- Polpa de tomate.
- Molho inglês.
- Rabo de boi.
- Piri piri (a gosto).
- Vinho do Porto.

Preparação:


  1. Para começar esta receita, prepare o molho: descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a banha e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione os restantes ingredientes e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.


  2. Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto.


  3. Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.