11 set 2019 12:08

Dicas para manter uma postura correta

Carla Rosa, osteopata, fala das erros mais frequentes e aponta algumas dicas para melhorar a postura

A postura que adotamos durante a nossa rotina diária afeta e muito o nosso corpo. A forma como dormimos, as posições no trabalho, nas idas às compras, as posturas quando tratamos dos nossos filhos ou da casa, a forma como relaxamos no serão em casa e, hoje em dia e com grande peso, a forma como usamos as novas tecnologias: telemóveis, Ipads e portáteis.

O nosso corpo não foi feito para ter uma vida tão sedentária como acontece nos dias de hoje. Aliás, deve ser exatamente o oposto. Para provar isso mesmo, é só recordar que o corpo humano tem mais de 360 articulações e cerca de 700 músculos, que possibilitam um movimento fácil e fluido.

O que acontece quando não nos movimentamos como devíamos? Atente os erros mais comuns e conheça as dicas da osteopata Carla Rosa.

- Posição sentado:

Curvados e de ombros caídos: uma das formas mais habituais de nos sentarmos hoje em dia. Esta posição exerce uma pressão desigual sobre a coluna. Com o passar do tempo, isto causa desgaste e rutura dos discos intervertebrais, sobrecarga nas articulações e tensão nos músculos que esticam para acomodar a posição curvada da coluna. Esta posição também faz com que haja uma pressão maior na cavidade torácica, porque faz com que esta zona encolha e, como consequência, os pulmões ficam com menos espaço para se expandirem quando respiramos.

Nos trabalhos em que temos de estar sentados muito tempo, tente estar o mais direito possível.

- Posição de pé:

Nenhuma postura é boa para manter o dia todo. Não fomos feitos para estar muito tempo na mesma posição até porque causa fadiga muscular e sobrecarga nos tecidos e articulações.

Quando trabalhamos a maioria do tempo de pé é importante não estar muito tempo na mesma posição, ou seja, ir mudando de postura. Ajuda a minimizar o stress nas articulações, e vai ajudar a evitar a dor na coluna e músculos, promovendo a circulação adequada e prevenindo a fadiga muscular.

- Posições a dormir:

Dormir de barriga para baixo é a posição mais errada para dormir, pois é necessário torcer o pescoço cerca de 90° para respirar. Se colocar uma almofada, para além de torcer, hiperestende e isso provoca dores na cervical. Dormir de barriga para cima também não é a posição mais correta, mas nesse caso, deve-se colocar uma almofada por baixo dos joelhos e não ter almofada debaixo da cabeça.

Dormir de lado é a posição mais acertada para se dormir. Conseguimos manter a coluna direita embora precise de alguns ajustes: A almofada deve ter a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Deve colocar uma almofada entre os joelhos para alinhar os membros inferiores com a coluna e assim a coluna ficar direita.

- Posição a mexer nos telemóveis/iPads:

A utilização de telemóveis e IPads promovem a má postura. Deve tentar estar o mais direito possível.

- Posição a pegar em pesos:

Quando precisamos de carregar um objeto com algum peso devemos adotar uma posição para não sacrificar a coluna. Fletir os membros inferiores com a coluna direita para que a força seja exercida apenas por esses membros.