04 set 2019 15:44

Saiba qual é o papel do períneo na saúde sexual e cuidados a ter

No Dia Mundial da Saúde Sexual, esclarecemos as suas dúvidas

O que é? Onde está? Para que serve?

O períneo, também conhecido como pavimento pélvico ou assoalho pélvico, é um grupo muscular que fica na base da pelve. São músculos importantes para as mulheres, para os homens e para as crianças. Participam da função urinária, defecatória e sexual. Nas mulheres também são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos (uretra, bexiga, vagina, útero, ânus e reto), sendo muito solicitados na gravidez e no pós-parto.

- Qual a função do períneo da mulher?

Na mulher o períneo também tem a função de fechar a vagina e sustentar o clitóris, sendo um dos grandes responsáveis pelo prazer que ela sente durante as relações sexuais, ajudando-a a ter orgasmos mais intensos e, até mesmo, orgasmos múltiplos.

- A importância do autoconhecimento:

Conhecer o próprio corpo é a primeira tarefa que uma mulher precisa fazer se quiser viver sua sexualidade em sua plenitude. Esta não é uma tarefa muito fácil pois, ao contrário dos homens que têm o pénis bastante exposto, nós mulheres temos o nosso órgão sexual mais escondido, para esta descoberta é necessário um lugar reservado e um espelho. Seria interessante se todas as mulheres fizessem, pelo menos uma vez na vida, este trabalho de autoconhecimento.

Para isso é preciso escolher um momento tranquilo, a mulher deve despir a sua roupa interior e ficar em uma posição onde com um espelho ela possa explorar o seu corpo. Assim, ela poderá ver a parte externa do seu órgão sexual: a vulva.

Muitas mulheres ficam constrangidas pois têm os pequenos lábios maiores que os grandes lábios, não se preocupem com isso, o nome “pequenos e grandes lábios” faz com que esta confusão aconteça levando a mulher a acreditar que um deve ser menor que o outro.

Na realidade poucas vezes isso acontece, muitas mulheres têm os pequenos lábios (aqueles que são mais fininhos e estão mesmo envolta da entrada da vagina) maiores que os grandes lábios (que têm a pele mais grossa e ficam mais externos. Portanto, não fique constrangida se seus pequenos lábios não forem tão pequenos assim, isso é perfeitamente normal.

- Qual é a função do clitóris?

Outra coisa que poucas mulheres sabem é que o clitóris é bem maior que aquele “botãozinho” que nós conseguimos visualizar.

O clitóris começa no topo da vulva, como se estivesse comandando tudo de cima, esta parte que nós conseguimos visualizar é a glande do clitóris. Mas, além dessa parte ainda temos uma grande parte que fica interna, o corpo do clitóris que está inserido no osso púbico e o bulbo do clitóris que está em volta da vagina, sob os pequenos lábios.

Por desconhecerem a anatomia do clitóris muitas pessoas pensam que há o orgasmo vaginal e o orgasmo clitoriano, mas isso não existe! Como parte do clitóris também está em volta da vagina, sempre que há penetração vaginal há contacto do pénis com o clitóris, mas a parte mais sensível desse órgão, a que nos dá mais prazer, é a glande (aquele “botãozinho” que podemos visualizar), sendo muito mais fácil para a grande maioria das mulheres ter orgasmo quando esta parte é estimulada.

- Como se pode garantir que o períneo funciona bem?

Para manter esta região saudável há que evitar o enfraquecimento destes músculos. Mesmo sem fatores de risco é importante exercitar este grupo muscular regularmente de forma a prevenir problemas futuros (por exemplo incontinência, prolapsos dos órgãos pélvicos conhecido por bexiga descaída) e, por outro lado, melhorar a agilidade, força e resistência deste grupo muscular melhorando a sua performance na função diária e sexual.