24 jul 2019 15:47

Americana viaja até Lisboa atrás da lenda da cadeira que promete ajudar a engravidar

Conheça a lenda da cadeira de São Gens

No bairro da Graça, em Lisboa, existe uma cadeira que poucos conhecem. A cadeira de São Gens, mais conhecida pela cadeira da fertilidade, encontra-se na capela Nossa Senhora do Monte e é procurada por muitas grávidas que pedem «uma hora pequenina».

A cadeira de São Gens dá corpo a uma das mais antigas tradições de Lisboa, numa capela situada no cimo do Monte de São Gens, na Graça, local onde o Santo São Gens terá sido martirizado.



PUB


No topo da Rua da Senhora do Monte, onde se desfruta uma das mais belas vistas de Lisboa, o que poucos sabem é que esta é uma antiga tradição seguida por muitas mulheres. A cadeira onde há séculos se sentam grávidas do país inteiro para pedir uma «hora pequena».

Segundo a lenda, a mãe de São Gens terá morrido durante o seu parto, e a partir daí a cadeira ficou ligada à proteção das futuras mães. São Gens passou a ser conhecido pelo santo protetor das grávidas.

É tido como certo que, para além da ajuda à gravidez, a cadeira tem também fins terapêuticos, para as mulheres que têm problemas em engravidar.

“Há cerca de três meses veio uma senhora de Nova Iorque, de nacionalidade americana com a mãe também americana de propósito para se sentar na cadeira. Estava a tentar engravidar há 4 anos e veio bater-me à porta da minha casa. Eu vivo aqui na Graça a 400 metros da capela. Ela e a mãe iam apanhar o avião nesse mesmo dia e por isso a urgência em se sentar nesse dia na cadeira,” conta Carlos Pessoa, voluntário responsável pela manutenção e conservação da capela.