Alimentação para grávidas: o que devem comer em cada trimestre?

Dicas da nutricionista Zélia Santos.

Desde o momento que a mulher tem conhecimento que está grávida, podem surgir preocupações e dúvidas em relação à alimentação mais adequada. A nutricionista Zélia Santos deixa dicas e conselhos para uma alimentação cuidada durante a gravidez, para que o bebé possa desenvolver-se da melhor forma.

Uma grávida deve fazer 5 a 6 refeições por dia, mais ou menos de 3 em 3 horas: pequeno-almoço, almoço e jantar e 2 a 3 pequenos lanches.

Importante:
- Privilegiar o consumo de hortícolas, iniciando as refeições com uma sopa de legumes;
- Preferir o peixe gordo (salmão, arenque, atum, sardinha) e as carnes brancas, como as aves e o coelho;
- Limitar o consumo de carne vermelha a 2 ou 3 vezes por semana;
- Consumir cerca de metade dos cereais, como pão, arroz e massa, sob a forma integral;
- Comer 3 a 4 porções de fruta por dia;
- Comer 3 porções de laticínios meio-gordos ou magros por dia;
- Preferir sempre os óleos vegetais, como azeite;
- Moderar o consumo de sal;
- Beber água suficiente para satisfazer a sede. Cerca de 2 a 3 litros;
- Praticar atividade física moderada;
- Evitar as bebidas alcoólicas.

Alimentos aconselhados no primeiro trimestre:
Brócolos, ervilhas, espinafres, alface, nozes e amêndoas.

Segundo trimestre:
Água ou infusões sem açúcar, fruta, cereais integrais, leguminosas e hortícolas, de modo a ingerir uma quantidade de fibra significativa. Alimentos ricos em ácido fólico e também alimentos ricos em vitamina B6: bananas, arroz integral, carnes magras, peixe, abacate e castanhas.

Terceiro trimestre:
Legumes de folha verde escuro, melão e meloa, couve-flor, alimentos fermentados e cereais integrais são as melhores opções.