Coronavírus: o que é, quais os sintomas e como prevenir?

Saiba tudo sobre esta ameaça global.

O que é?
Os Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum.

Como se transmite?
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores.

Quais os sintomas?
As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?
Não existe vacina. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento. No entanto, as notícias mais recentes dão conta que a China está a testar vacina contra este vírus.

Como se deve proteger?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:

• Evitar contato próximo com doentes com infeções respiratórias;
• Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
• Evitar contato desprotegido com animais selvagens ou de quinta;
• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
• Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.