09 jan 2020 18:54

Exercícios para melhorar a higiene da coluna

Dicas do quiroprático, Pedro Figueira.

As semelhanças entre a higiene oral e a higiene da coluna são muitas. Ambas se preocupam com a prevenção da degeneração estrutural. A degeneração dos dentes ocorre por via de cáries e gengivite e, a da coluna via formação de artroses e desidratação dos discos intervertebrais. O que temos de fazer é arranjar maneiras de promover o equilíbrio e o movimento da coluna, de modo a evitar a sua degeneração. Conheça alguns exercícios, que pode fazer em casa:

1. Joelhos ao Peito

Total de tempo:
30 Segundos a 1 minuto.

Como fazer:

- Deitado de costas no chão, com as pernas fletidas e os pés bem apoiados no chão.
- Trazer um joelho ao peito, permanecendo na posição durante 2 a 3 segundos, e voltar a colocar a perna no chão.
- Repetir do lado oposto.
- Puxar os dois joelhos para o peito e repetir tudo de novo. Permanecer em cada posição 2 a 3 segundos.

2. Rotação Pélvica

Total de tempo:
30 Segundos a 1 minuto.

Como fazer:

- Na mesma posição do exercício anterior, com os braços afastados ao lado, a 90 graus.
- Deixar cair as pernas para um lado, permanecendo os pés no mesmo sítio; ficar nesta posição durante 2 a 3 segundos.
- Repetir o mesmo movimento para o lado oposto.

3. Movimentos Cervicais

Total de tempo:
10 Segundos.

Como fazer:

- Na posição de pé, colocar os pés alinhados com a bacia e os braços ao longo do corpo.
- Fazer a rotação da cervical de forma a ficar a olhar na direção do ombro.
- Repetir o mesmo movimento para o lado contrário.

4. Rotação de Ombros

Total de tempo:
30 Segundos; 15 + 15.

Como fazer:

- Na posição de pé, com os pés alinhados com a bacia, manter o abdominal contraído e abrir os braços para o lado, de modo a formarem um ângulo de 90º com o tronco.
- Fazer pequenos movimentos com os braços para trás de forma a ‘desenhar’ um círculo com o seu movimento, e voltando de novo à posição inicial.
- Repetir os mesmos movimentos, mas ‘desenhando’ círculos maiores.
- Durante o exercício manter os ombros afastados das orelhas e as omoplatas juntas.