30 jul 2019 12:00

Doença de pele do filho leva mãe a criar sabonetes naturais

Os sabonetes previnem e tratam problemas de pele como acne, eczema, peles atópicas, psoríase, vermelhidão, entre outras.

Tudo começou há quase quatro anos, quando Xavier, o filho mais novo de Amanda Henriques, apresentou aos quatro meses de idade manchas vermelhas no peito e nas pernas, caracterizadas como eczema. A mãe e Lia, a filha mais velha, também apresentavam manchas semelhantes, mas numa proporção menor. Não contente com os medicamentos prescritos pelos médicos, que lhe receitaram cremes com uma elevada percentagem de cortisona, Amanda decidiu procurar uma alternativa para não submeter o filho ao uso constante de substâncias químicas. Encontrou na internet uma forma natural de resolver o problema: sabonetes caseiros feitos a partir de ingredientes naturais, como glicerina, óleos, manteigas, azeites, argilas, entre outros.

Começou a fazer diferentes receitas em casa e, ao testá-las, percebeu rapidamente os primeiros resultados. E foi em 2017 que acabou por trocar a profissão de engenheira mecânica para dedicar mais tempo à família. Com tempo livre, dedicou-se à pesquisa de novas receitas e o negócio surgiu do “boca a boca”, acabando por crescer ao longo do tempo. Inicialmente, vendia exclusivamente online e há cerca de um ano surgiu a marca Serradas Sabão Original.

Tem já disponíveis 14 tipos de sabonetes, 100% naturais, e que estão divididos em quatro grupos diferentes: «Terapia», uma gama voltada para o público que tem uma pele atópica e sensível, feito à base de argila verde, argila rosa, carvão vegetal ativado, entre outras; «Serra», feita com ingredientes portugueses: sabonetes de morango – usados essencialmente para esfoliação, sabonetes de laranja – que ajudam ao rejuvenescimento da pele; e sabonetes de lavanda – que têm um efeito relaxante; «Luxúria» – que é mais indicada para peles mais maduras e danificadas pelo tempo, e que tem como base a manteiga de cacau; e por fim «Origem», que é feita com água do mar, tendo propriedades oxidantes que ajudam a purificar a pele.

Além de todas estas propriedade, os sabonetes Serradas são extremamente hidratantes, anti-séticos, cicatrizantes, anti-bacterianos, anti-fúngicos, anti-inflamatórios e antioxidantes. São ideais para diferentes tipos de pele (peles sensíveis e/ou atópicas, peles mistas, peles frágeis com tendência a vermelhidão, eczemas, psoríase, acne).

Hoje, a empresária diz sentir-se realizada: “Não ganho nem um terço daquilo que ganhava como engenheira, mas neste momento sinto-me mais feliz porque estou mais disponível para acompanhar o crescimento dos meus filhos e para estar com eles”. A Serradas Sabão Original está sediada em Maceira de Leiria, e pode adquirir diretamente os produtos na loja física, ou através do site: «Sabão Serradas».