Como manter a fé durante a pandemia?

Seguindo as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa lançou um comunicado no passado dia 13 de março, em que determinou a suspensão de todas as missas celebradas em território nacional. O padre Hugo explica como podemos manter a fé.

São muitos os crentes que se agarram à religião nesta altura de pandemia, como um lugar de conforto, enquanto outros perguntam onde está Deus.

Estamos a viver um tempo muito importante para a Igreja que é a Quaresma. Um tempo de preparação para a Páscoa, em que experimentamos uma vida de maior simplicidade, renúncia ao que é supérfluo, maior atenção aos outros e mais tempo para a oração. E por isso, este tempo de quarentena que estamos a viver enquadra-se nestes pilares de vivência da Quaresma.

O Padre Hugo considera que é muito importante que os fiéis mantenham as suas práticas de espiritualidade.

Em tempos de pandemia, exigem-se mudanças de hábitos. As iniciativas para levar a Palavra de Deus para dentro de casa têm-se intensificado, a começar pelo Papa Francisco, que diariamente leva a sua mensagem ao celebrar a missa, através da Internet.