Como controlar a ansiedade e gerir o stress em isolamento social?

Bárbara Guevara é formadora de Mindfulness e deixa alguns conselhos para quem está em quarentena ou isolamento social.

Como devemos lidar com a situação que o mundo atravessa?

Filtrar a informação a que se acede é o primeiro conselho de Bárbara. Numa altura em que a sociedade em geral apenas fala na pandemia, a formadora defende que fazer uma escolha criteriosa do que se lê, e onde se lê, ajudará as pessoas a evitar ter ataques de pânico ou de histerismo.

Um dos truques que poderá utilizar é desligar as notificações de Facebook e Whatsapp, de modo a que os mecanismos de alerta do corpo não entrem em pânico sempre que o telemóvel apita.

Paciência é a palavra-chave na situação atual em que milhões de portugueses se encontram.

Numa altura em que a expressão «vai ficar tudo bem» entrou nos lares de todos os portugueses, Bárbara faz questão de realçar que os receios são “normais mas devem ser relativizados”.

Conseguir aproveitar a vida, apesar dos riscos que esta acarreta, é algo fundamental.

Uma das maneiras que poderá ajudar as pessoas a ultrapassar o momento complicado que todos atravessamos é recorrer a técnicas simples de meditação. Um bom exercício é aprender a controlar a respiração.

Numa altura em que o tempo livre parece nunca mais acabar, Bárbara defende a importância de ocuparmos o nosso tempo.

“Ler, fazer puzzles ou alguns jogos” foram algumas das estratégias recomendadas por Bárbara, que destaca ainda o facto de “desenvolver alguma atividade física, comer bem e de forma saudável e continuar a ter horários. Tudo isso ajuda a evitar a depressão”, frisa.