Dicas para manter uma postura correta e proteger a coluna

No «A Tarde é Sua», a osteopata Carla Rosa sugere exercícios para quem está em teletrabalho e não só.

Numa altura em que estamos confinados entre quatro paredes, devemos criar uma rotina saudável e fazer algumas atividades, de forma a manter a nossa coluna sã. Caso contrário, chegamos ao fim desta pandemia com possíveis depressões e cheios de dores devido às más posturas e às horas que passamos no sofá. A osteopata Carla Rosa deixa algumas sugestões:

1. Ao acordar, antes de sair da cama, devemos espreguiçar-nos. Depois, a forma como nos levantamos é muito importante, para evitar lesões:
- O ideal é deitar de lado, colocar as pernas para fora da cama, e com o auxílio do cotovelo e da mão oposta ajudar a levantar o tronco.

2. Se está em casa, em regime de teletrabalho, deve devem criar um espaço o mais ergonómico possível:

- O ecrã do computador, que na grande maioria é um portátil, deve estar ao nível dos olhos, para que a cervical não esteja em esforço;
- Devemos sentar-nos com as pernas ligeiramente afastadas, com os dois pés apoiados no chão. Sentar sobre os Isquions (parte do osso ilíaco onde se articula o osso da coxa) ajuda a que haja uma normal distribuição de forças e pressão sobre os discos intervertebrais, evitando desgaste da estrutura;
- Os devem estar apoiados nos «braços» da cadeira e ombros relaxados para baixo;
- É importante levantarmo-nos da cadeira de 30 em 30 minutos. Devemos beber água, alongar ou andar um pouco, para ativar a circulação.

3. O sofá é um dos piores inimigos da nossa coluna:

- Sentamo-nos nele e, sem darmos conta, pouco tempo depois estamos completamente “mergulhados” ou quase deitados. Por isso, devemos estar o mínimo tempo possível. Uma solução que se podemos adotar, de vez em quando, é sentarmo-nos no chão encostados ao sofá.

4. Outro grande inimigo é o telemóvel:

- A posição que adotamos frequentemente provoca, com o tempo, um desgaste nos discos intervertebrais, o que pode levar a um rompimento do anel fibroso, e por sua vez provocar hérnias. Por isso, quando estamos ao telemóvel, devemos elevar os braços para que ele esteja ao nível dos nossos olhos, sem ter de forçar a cervical. Se estivermos sentados, podemos colocar uma almofada por baixo dos cotovelos.