Dia de sonho de Celinha transforma-se em pesadelo

12 mar 2021 00:00

Madalena (Sofia Aparício) e Maria Rita (Kelly Bailey) recebem Joca (Frederico Barata) e Vanessa e fazem-se passar por mãe e irmã, respetivamente, e falam com Vanessa da faustosa vida que levam, sempre a viajar, e dizem que não vão ao casamento de Pompeu (André Nunes) por não gostarem de Celinha (Paula Neves).

Afonso (Vítor d'Andrade) sorri por Carmo (Julie Sergeant) lhe dizer que David (José Condessa) esteve no Atlas, tal como ele, mostrando que têm muitas coisas em comum. Afonso diz a Carmo que apenas tem como objetivo acabar com Henrique (Pêpê Rapazote) e assente ainda não dizer nada a David.

David vai visitar Vera (Bárbara Branco) e ela fica triste ao ouvi-lo contar como gostou de ir a Marrocos. David tenta animá-la ao dizer que um dia ela voltará a viajar e desfrutará da companhia de Maria (Mel Barbosa). Vera irrita-se com aquele discurso desapegado e pede-lhe que saia.

Maria Rita agradece a Madalena por ter alinhado no plano de enganarem Vanessa, explicando que aquilo serviu para Joca evitar ser gozado na aldeia. Joca diz a Vanessa que não vai ao casamento do seu irmão Pompeu, por receio que a mãe lhe deixe de dar dinheiro. Vanessa concorda e indica que é melhor não arriscar.

David ganha coragem e liga para Maria Rita, mas ela não atende. Maria Rita insiste com Honório (Pompeu José) para não deixar de ir ao casamento por causa de Teodora.

Joca diz a Pompeu que o plano deles correu na perfeição e Vanessa acreditou que Madalena era sua mãe e Maria Rita sua irmã, percebendo agora como Vanessa só se interessou por ele por dinheiro.

Todos estão sentados a aguardar a chegada dos noivos. Madalena olha para o altar e lembra-se de Rodolfo (Joaquim Horta). Rafael olha interessado para Luzia (Patrícia André), que fica atrapalhada.

Teodora suspira, dividida, e imagina-se a casar com Honório e depois com Barnabé (Luís Gaspar), que chegam nesse momento.

Todos olham para o fato curto de Joca, que explica a Artur (David Carreira) que Vanessa se sentiu mal e vai faltar ao casamento.

Pompeu e Celinha fazem os seus votos de casamento, concordando que, apesar de todos os problemas que já viveram, o amor que sentem um pelo outro nunca vai morrer. Beijam-se apaixonados sob o olhar emocionado dos presentes. David chega e olha para Maria Rita, que lhe sorri feliz.

Vera conta a Mercedes (São José Correia) que discutiu com David por ele estar diferente deste que chegou de Marrocos. Mercedes sossega-a, dizendo que isso lhe vai passar quando vir o dinheiro a escassear. Mercedes fica surpreendida por Laura (Inês Aguiar) lhe dizer que Alípio acordou do coma e pediu para falar com ela.

Celinha e Teodora criticam Pompeu por ter escondido que vai ter outro filho de Carmo. Honório sai em defesa de Pompeu, dizendo que foi ele quem o aconselhou a não contar nada e todos olham consternados para Celinha, que chora desiludida.

Mercedes liga para o hospital e confirma que Alípio acordou do coma. Carmo está a sair de casa e fica apreensiva com o bilhete que o filho lhe deixou.

Maria Rita olha para David, que lhe diz que não tinha intenção de estragar o casamento ao contar que Carmo estava grávida de Pompeu. Artur acusa David de tê-lo feito por interesse e Maria Rita esconde-se quando vê Vanessa entrar à procura de Joca.

Honório diz a Pompeu que Carmo pode ter engravidado dele de propósito para ter uma fonte de rendimento por os Quintela estarem na penúria. Joca defende o irmão dizendo que ele não é parvo e somente acredita nas pessoas.