Honório pede Teodora em casamento

11 mar 2021 00:00

Teodora (Rita Ribeiro) tenta escapar-se de falar com Honório (Pompeu José), mas este puxa-a, mostra o anel de noivado e pede-a em casamento. Barnabé (Luís Gaspar), que vem a entrar nesse momento com um ramo de flores, sai desolado sem eles perceberem. Honório fica desapontado por Teodora lhe pedir para protelar a sua decisão invocando ter primeiro uns assuntos para resolver.

Carolina (Marisa Cruz) fica aflita por Juvenal lhe dizer que Rosita ligou a Pompeu a avisá-lo dos encontros deles, ele anui ter uma ideia e beija-o quando vê a emprega a entrar.

Teodora suspira, de coração dividido. Celinha (Paula Neves) percebe e insiste que seria bom para ela juntar-se com Honório. Suzy entra de pé torcido, amparada por Artur (David Carreira), e Teodora aproveita para cortar a conversa.

Maria Rita diz a Joca que precisam da ajuda de Pompeu (André Nunes) para resolverem aquela questão com Vanessa.

Henrique (Pêpê Rapazote) olha espantado para Afonso (Vítor d'Andrade) a avisá-lo que corre o risco de perder Constança (Margarida Corceiro) se não aceitar o namoro dela com Nuno (Duarte Gomes), quando Aldina (Luísa Ortigoso) chama por eles aflita. Henrique e Afonso deparam-se com Vera a chorar, prostrada no chão, dizendo-lhes que tentou levantar-se sozinha, mas não conseguiu.

Carmo (Julie Sergeant) conta a Rodolfo (Joaquim Horta) que teve de revelar a verdade a Afonso e ele avisa-a que Afonso não vai guardar muito tempo esse segredo. Carmo pensa de como poderia ter sido a sua vida se tivesse contado a Afonso que tinham tido um filho, quando tocam à porta.

Júlia (Cucha Carvalheiro) recebe chamada de Laurinda e fica incrédula pela empregada lhe dizer que Maria Rita exige ficar lá na quinta.

David (José Condessa) chega a casa, quando Carmo recebe chamada de Afonso, e combinam encontrar-se Sal Inn.

Júlia critica Maria Rita por estar na quinta sem ter pedido autorização.

Pompeu sossega Honório, dizendo que Teodora certamente vai responder que sim ao pedido de casamento dele. Teodora diz a Barnabé (Luís Gaspar) que o facto de não terem assumido o namoro deles a fez ver que ela não tem o direito de o prender, sendo melhor cada um seguir o seu caminho.

David diz a Carmo que a viagem que fez o fez compreender que deve viver mais desapegado dos bens materiais. Carmo olha séria para ele e diz-lhe ter algo importante para lhe contar.

Honório fica incrédulo por Pompeu lhe contar que vai ser pai não de dois, mas sim de três bebés.

David dá os parabéns a Carmo por estar grávida de Pompeu, mas ela mostra-se preocupada com o futuro.

Pompeu diz a Honório que decidiu ainda não contar a Celinha da gravidez de Carmo com receio que ela desistisse do casamento e Honório apoia-o.

Joca diz a Vanessa que vai apresentá-la à sua mãe e à sua irmã.