Maria Rita vira costas ao pai num momento de aflição

22 jan 2021 00:00

Maria Rita (Kelly Bailey) chora dentro de um táxi, a caminho da serra.

Abalados, Vera (Bárbara Branco), João Maria (Lucas Dutra) e Constança (Margarida Corceiro) contam a Henrique (Pêpê Rapazote) que Maria Rita desistiu de ajudá-lo e que voltou para casa e ele mostra-se confiante que vai aparecer outro dador.

Pompeu (André Nunes), Madalena (Sofia Aparício) e Carmo (Julie Sergeant) olham curiosos para o saco com dinheiro, concordando terem de encontrar a quem ele pertence. Mercedes (São José Correia), de robe e com uma pasta verde na cara, segue para o seu gabinete e ouve Carmo a dizer a Madalena que o dinheiro é seu.

Carmo inventa à pressa uma história de Rodolfo (Joaquim Horta) lhe ter pedido para guardar aquele dinheiro antes de ser preso e fica atónita por Madalena lhe dizer que, nesse caso, vai ficar com o dinheiro.

Maria Rita diz a Honório (Pompeu José) que decidiu voltar para casa e não ajudar Henrique, depois de ter descoberto algo que a desiludiu muito e recorda conversa com David (José Condessa) onde ele lhe conta que Henrique lhe pediu para descobrir qual era o tipo de sangue dela, em sinal de que já tinha pensado que ela podia ser a sua salvação para o transplante de fígado que necessita, antes de se conhecerem.

Uma desesperada Mercedes conta a Carmo que deixou o dinheiro no cacifo do spa para ajudar Celinha (Paula Neves) a livrar-se das ameaças de Pompeu e decidem ir a casa de Madalena para reaverem o saco.

Aldina (Luísa Ortigoso) diz a Júlia (Chucha Carvalheiro) para não perder a esperança que Henrique vai salvar-se, anuindo que pode aparecer alguém que o possa ajudar.

Henrique olha ansioso para Fonseca a dizer-lhe que pode ter aparecido outro dador para o transplante que ele necessita.

Fonseca revela que foi Aldina quem se ofereceu para fazer a operação e dar-lhe parte do seu fígado, deixando Henrique surpreendido.

Carmo entra em casa de Madalena com a desculpa de ter ido falar com Leonor (Gabriela Mirza) e Mercedes na varanda, faz sinais a Carmo para tirar Madalena dali. Madalena, antes de sair, fecha a janela, deixando Mercedes na rua.

Celinha fica surpreendida por Pompeu a elogiar por ter devolvido o dinheiro, tal como lhe tinha pedido e ela convida-o para jantar com a família.

Mercedes está a tentar abrir a janela quando surge a polícia. João Maria também chega nesse momento e Mercedes fica aflita.

Luzia (Patrícia André) disfarça com Laura (Inês Aguiar) e diz-lhe que o médico revelou que está tudo bem com ela e que apenas desmaiou por excesso de cansaço.

Madalena desculpabiliza Mercedes, que está algemada, e diz ao polícia que tudo não passou de um equívoco. Madalena pede a João Maria e Leonor para saírem, ficando a olhar séria para Mercedes e Carmo.

Maria Rita suspira, triste, por ter sido enganada pelo pai. Recebe chamada de David e fica aborrecida ao perceber que Vera (Bárbara Branco) foi ter com ele.

Madalena exige a Carmo e Mercedes uma explicação sobre a origem do dinheiro que estava no Sal Inn, ambas se calam, e Madalena afirma que, nesse caso, fica ela com o dinheiro.

Todos concordam com Joca (Frederico Barata), que alguma coisa se passou para Maria Rita ter ido para Sortelha sem ajudar Henrique.

David fica comprometido quando Vera lhe expressa a sua indignação por Maria Rita se recusar a ajudar Henrique, depois de tudo o que ele fez por ela.