Noivado de Vera acaba em espetáculo de humilhação

05 dez 2020 00:00

Mercedes (São José Correia) fica aliviada por Júlia (Cucha Carvalheiro) lhe dizer que já percebeu que ela vendeu o carro. Mercedes confirma que gastou mais do que devia e que, por isso, teve de o fazer. Júlia diz que, independentemente de não gostar dela, não quer que Henrique se separe dela nesta altura tão difícil para a família.

Vera (Bárbara Branco) não aceita que Maria Rita (Kelly Bailey) volte para sua casa. Mercedes pede a Henrique (Pêpê Rapazote) para ser mais brando com Vera, e indica que a festa de noivado da filha é uma boa ocasião para também eles fazerem as pazes e voltarem a ser uma família unida.

Rodolfo (Joaquim Horta) ordena a Nuno (Duarte Gomes) que faça desaparecer o carro de Mercedes na pedreira.

Mercedes recebe muito bem Maria Rita, deixando-a espantada. Vera fica furiosa com a mãe, por ela insistir que Maria Rita também é convidada para a festa de noivado dela, por pertencer à família. Maria Rita tenta fazer as pazes com Vera, mas esta acusa-a de ter enganado toda a gente e de, afinal, querer assumir o seu lugar na família.

Honório permanece inconformado por Maria Rita ter decidido ficar em casa de Henrique, apesar de Teodora (Rita Ribeiro) lhe dizer que ela tem o direito de conhecer o pai e de ter uma vida melhor.

Vera tenta abstrair-se dos problemas e Aldina (Luísa Ortigoso) diz-lhe que ela tem de ganhar coragem e dizer a David (José Condessa) que Maria é sua filha, ainda para mais por ela continuar desaparecida.

Carmo (Julie Sergeant) diz a David que já percebeu que ele está cheio de dúvidas sobre o seu noivado com Vera, achando que Maria Rita está envolvida nessa equação. David nega, disfarçando o seu nervosismo.

A festa está a decorrer e Vera estranha que David esteja tão soturno. Todos se calam quando veem Maria Rita a descer as escadas, bem arranjada. Vera contém a sua fúria.

David perde a paciência e anuncia, a toda a gente, que a festa de noivado está cancelada, deixando todos em choque. Todos pressionam David para que diga por que cancelou o noivado e Vera acusa-o de ter sido por causa de Maria Rita.

David pronuncia-se, por fim, e pergunta a Vera quando é que tencionava contar-lhe que tinha uma filha com Artur (David Carreira). Vera tenta agredir Maria Rita e culpa-a por ter contado a existência de Maria, Artur surge e indica ter sido ele quem o fez, para que ela não continue a tratar a filha deles como descartável.

Vera sai a chorar e avisa que a festa acabou. David recrimina Artur por nunca lhe ter contado que tinha tido uma relação com Vera, mas o amigo explica-lhe que a única coisa que tiveram foi uma noite juntos.

David explode e diz que Vera mostrou, mais uma vez, que só liga às aparências, não conseguindo responder se vai ou não continuar com ela.

Henrique conforta Vera e diz-lhe que se sente, em parte, responsável por não ter acompanhado a sua educação, por causa dos negócios. Vera assume que teve uma filha de Artur e a escondeu por saber que a família nunca a ia aceitar. Henrique sai e promete encontrar a neta.

Maria Rita diz a Henrique que, depois de conhecer a família dele, percebe melhor os motivos para que ele nunca a tenha assumido como filha, tal como sucedeu com Vera e Maria. Maria Rita sugere que Henrique seja mais caloroso com Vera, no futuro.

Carolina (Marisa Cruz) diz a Teodora (Rita Ribeiro) que só conseguiu voltar agora e diz-lhe que espera que Maria Rita se dê bem com Henrique.

Carolina aguarda impaciente que o motorista chegue, e liga-lhe a pedir para se despachar por já ter acabado a sua missão na Serra da Estrela.

Suzy (Angie Costa) diz a Pompeu (André Nunes) que acha que o amor vence todos os problemas e que está convicta de que, um dia, Vera vai assumir que gosta de Artur e que vão ficar juntos. Suzy alerta Pompeu que devia pensar em reconquistar Celinha (Paula Neves), antes que a perca para alguém.

Rodolfo (Joaquim Horta) apoia David, por ter cancelado o noivado com Vera ao passo que Carmo pede ao filho que reflita antes de tomar uma decisão.

Maria Rita critica David por ter humilhado Vera à frente de toda a gente e diz-lhe que podia ter feito as coisas de maneira diferente.