O fim da tarde desta terça-feira ficou marcado por um Diário Especial com Cristina Ferreira, que foi ainda mais especial porque se seguiu às mais recentes discussões polémicas que aconteceram na casa, com Francisco Monteiro no centro de tudo.
No diário, Cristina Ferreira confrontou os concorrentes com as imagens dessas mesmas discussões e deixou avisos para que tenham mais calma, pensem nos seus atos e não se esqueçam de que estão num programa de televisão.
O grupo começou por ver e reagir às imagens do primeiro confronto de Jéssica Galhofas e Márcia Soares, devido à polémica desta última com Francisco Vale, que teve uma atitude que Márcia condenou fortemente.
Depois, os concorrentes assistiram ao começo da discussão entre Francisco Monteiro e Zé Pedro Rocha e Monteiro mostrou-se implacável: «A Márcia levou isto para o lado que quis, jogo (…) estou dinamite completa!», afirmou. Já Zé Pedro desculpou-se pelas palavras que usou com Vale.
Chegou de seguida o momento de todos verem as imagens mais aguardadas, em que Francisco Monteiro se passa e parte da na direção de Zé Pedro, após uma acesa troca de argumentos. Foi aqui que Cristina Ferreira confrontou os concorrentes.
«Lembram-se do que eu comecei por dizer, para conversarmos e atuarmos como gente crescida? Gostaram de ver estas imagens? Estamos com uma casa dividida, uns gostam mais de uns, outros de outros, o que é normalíssimo», começou por referir a apresentadora.
Cristina Ferreira acrescentou: «O Monteiro, a Jéssica e o Vale são amigos, falam do assunto. A Márcia e o Zé Pedro são amigos, falam do assunto. Então, qual é o problema? Cada um só esteve a defender quem mais gostava dentro da casa. Podemos só não ultrapassar limites?», pediu.
Depois disto, os concorrentes viram mais imagens, desta vez da acesa discussão de Jéssica com Márcia e Zé Pedro. A concorrente mostrou-se muito emocionada ao ver tudo e não conteve as lágrimas, dizendo que não se sente confortável ao estar perto do colega.
Após verem todas as imagens, Cristina Ferreira quis deixar uma mensagem de força a grupo: «Enquanto eu estava aqui a mostrar imagens, a equipa falou-me do vosso silêncio e da forma como estão todos cabisbaixos e sem dizer uma única palavra sobre o assunto», afirmou.
«Só quero reforçar o meu profundo orgulho de apresentar um programa como este, de vos ter como concorrentes e vocês são um exemplo para o bom e para o mau, para que todos nós possamos crescer nas nossas intervenções, na nossa forma de agir enquanto pessoas», sublinhou.
A apresentadora garantiu: «Da minha parte, têm uma coisa: não condenação por nada. Nunca estive aí dentro, não sei como seria, como agiria, que atitude teria. A única coisa que faço é apresentar um programa onde pessoas mostraram a sua confiança na TVI, em mim e estão aí expostas para que todos analisem comportamentos humanos».
«Posto isto, espero que esta situação fique resolvida, que cada um converse o que tem a conversar com quem de direito se o quiserem fazer. Entretanto segue um programa em que vocês se divertem, em que muitos saem dizendo que foi a experiência de uma vida e é só isso que eu quero, que me digam «foi a melhor experiência da minha vida», concluiu Cristina Ferreira.
Depois da salvação de Márcia Soares e de conhecermos o melhor jogador da semana, mesmo no fim do programa, Cristina Ferreira deixou uma mensagem final ao grupo: «É difícil para mim, para o Big, porque gostamos muito de vocês, porque se tornam parte da nossa vida e só queremos o melhor de todos.
«Por isso a única coisa que esperamos é que continuem a jogar, continuem a ser o que são, não deixem de o ser. Só que tenham noção dos limites, combinado?», rematou Cristina Ferreira em conversa com os concorrentes.
Também ao público, a apresentadora quis deixar uma última nota: «Nem sempre aquilo que acontece num programa destes é aquilo que quem está desse lado também quer ouvir, ou que queria que eu fizesse».
«Hoje foi esta a posição que eu tomei, foi aquela que eu senti necessária para um programa de televisão que mexe com pessoas e que é feito de pessoas», acrescentou a também diretora de entretenimento e ficção da TVI.
Cristina Ferreira rematou: «Hoje, a única coisa que eu quis foi acalmar quem confiou em mim, quem entrou dentro de um programa de televisão e precisava de mimo. Só isso. Podem julgar-me, também eu estou aqui a dar a cara todos os dias por esta estação».