Na piscina da casa do Big Brother, Jéssica começa um «programa» onde dá a oportunidade aos concorrentes de justificarem os seus mais recentes comportamentos.
Ossman Idrisse assume: «Nem o Francisco monteiro se revê naquele comportamento ontem com a Catarina, alguma impulsividade, alguma emocionalidade (…) Quero ouvir a opinião dele».
Francisco Monteiro responde ao concorrente: «Nunca elevei o meu tom de voz por cima do da catarina, não me enervei em nenhum momento (…) Só estás a dar tiros nos pés por isso é que provavelmente no domingo vais vela, sempre que falas só te enterras (…) Estás-me a reponder agora mal educado!»
Ossman critica o facto de Francisco Monteiro o estar a chamar mal educado e questiona também o porquê de ter chamado miserável e fracas a Catarina Esparteiro.
Catarina Esparteiro dá também a sua opinião e assim que este não é ninguém para a chamar de miserável e fraca, ao que Francisco Monteiro responde: «Continua a aldrabar…», pois assume que apenas lhe chamou miserável enquanto concorrente, não enquanto pessoa.
Catarina Esparteiro exalta-se dizendo: «Para de chamar nomes às pessoas! Não me chames nomes!».
No seguir da discussão, Francisco Monteiro questiona a concorrente: «Quem és tu para chegar ao pé de alguém para dizer que eu tenho lacunas psicológicas?».
Zé Pedro entra também na discussão dizendo: «Tu calado és um poeta».
Veja aqui os vídeos da discussão.