No Big Brother, os concorrentes participaram numa dinâmica para verem fotografias de quando eram crianças e de partilharem uns com os outros alguns momentos marcantes sobre o Natal.
Francisco Monteiro emocionou-se ao recordar a morte do seu avô e referiu que para si, o Natal já não faz sentido: «A memória que eu tenho mais feliz do Natal foi o último Natal que eu passei com o meu avô. Depois disso, o Natal perdeu a piada toda para mim, criou um vazio muito grande na minha família.»
O concorrente acrescentou: «Deixou de fazer sentido para mim, é algo que vem algo todos os anos mas que para mim deixou de fazer sentido para mim».
Francisco Monteiro explica que é uma dor que permanece dentro dele e que esta época do ano tornou-se mais complicada: «Fui preenchendo o vazio que há em mim com todos os meus amigos, temos o hábito de nos reunir sempre e acabou por se tornar um bocadinho mais fácil mas não é propriamente a altura do ano mais feliz para mim».
Francisco Monteiro não consegue conter as lágrimas e recorda: «Era tudo mais fácil, era tudo muito mais feliz, obviamente que cria um vazio muito grande e alguma instabilidade, é uma coisa que guardo em mim. É uma coisa muito minha».
Os restantes concorrentes também se emocionaram ao partilhar as memórias, e, após a partilha de Francisco Monteiro, Márcia Soares não hesitou em abraçá-lo. Veja aqui os vídeos.