Nunca tira o carregador da tomada? Saiba o impacto que isso tem na fatura da eletricidade.
Como costuma gerir o carregamento do seu telemóvel? Costuma deixar o carregador sempre ligado à tomada, pronto a ser utilizado? Ou prefere desligá-lo para evitar despesas adicionais?
Desde que os telemóveis existem, muitas pessoas questionam-se se os carregadores continuam a consumir energia mesmo quando não estão a carregar nenhum dispositivo. Vamos esclarecer qual é, afinal, o impacto de manter o carregador sempre ligado na fatura da eletricidade. Será que isso faz aumentar significativamente o valor a pagar?
Se costuma deixar o carregador sempre ligado à tomada, temos boas notícias: o consumo é praticamente residual, embora não seja inexistente.
Segundo o site 20 Minutos, os circuitos internos dos carregadores continuam a receber alguma energia, que se dissipa sob a forma de calor. No entanto, a corrente é tão reduzida que é difícil de medir.
Diversos estudos realizados ao longo dos anos mostram que o consumo médio de um carregador ligado à rede, mas sem estar conectado a um telemóvel, ronda os 0,00002 kWh. Mantendo-o ligado durante um ano inteiro, o consumo acumulado será cerca de 0,18 kWh.
Considerando o preço de 0,1625 euros por kWh no mercado regulado em Portugal, conforme dados do site Luz e Gás da Selectra — que compara ofertas de energia e telecomunicações —, o custo anual de manter o carregador ligado é de aproximadamente 0,029 euros, ou seja, cerca de 3 cêntimos.