Júlia Gomes perdeu a filha no dia 7 de fevereiro e não tem dinheiro para pagar a totalidade do funeral.
No «Dois às 10», conhecemos Júlia Gomes, uma mulher que sofreu durante toda a vida. Tem dois filhos, portadores de deficiências: António, com paralisia cerebral, e Ana, com síndrome de Kabuki. Ana morreu no dia 7 de fevereiro e Júlia não tem dinheiro para pagar a totalidade do funeral. O que intrigou Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, foi o facto de esta família não ter direito a uma ajuda da segurança social. Explicou que, como a filha não trabalhava, devido à doença, não fazia descontos e, por isso, não teve direito à totalidade do subsídio de funeral, tendo apenas recebido 248€.
Para além de doações de amigos e pessoas próximas, que ajudaram a pagar uma parte das despesas, faltam ser pagos 600€. Como tem outro filho que sofre de paralisia cerebral, tem muitas dificuldades financeiras.
Júlia carrega a culpa da doença da filha, uma vez que se tentou suicidar quando estava grávida de Ana. Teve uma infância bastante infeliz. Foi violada por um namorado e obrigada a casar com este aos 16 anos. Tentou o suicídio por duas vezes.
Recorde que já conhecemos crianças com doenças raras no «Dois às 10», como pode ver aqui.
Tivemos também oportunidade de conhecer outra mãe, a Alcina, que perdeu a filha demasiado cedo.