Ser fiador: o que implica e quais os cuidados a ter

  • Joana Lopes
  • 22 abr, 15:33

Sandra Guimarães, advogada, esclareceu todas as questões sobre ser fiador

Conhecemos a história de Daniela e Carlos, que estão prestes a ficar sem casa, devido a Carlos, no passado, ter aceite ser fiador de dois amigos. Os amigos de Carlos deixaram de pagar o crédito e Carlos contraiu as dívidas destes, o que levou a que o seu ordenado fosse penhorado e, agora, a casa também.

Sandra Guimarães, advogada, esclareceu todas as questões sobre ser fiador

Ser fiador é uma decisão que deve ser ponderada. Ao aceitar esta responsabilidade, compromete-se a pagar as dívidas de outra pessoa, caso esta entre em incumprimento. Por outras palavras, ao ser fiador está a assumir perante o credor que, caso a outra pessoa deixe de pagar a prestação ou a renda, essa dívida passa a ser sua.

A lei atribui alguma proteção aos fiadores mas, ainda assim, é importante, antes de aceitar ser fiador, conhecer os direitos e deveres associados. 

Um dos cuidados a ter é, enquanto for fiador, ir percebendo se a pessoa está a conseguir fazer face aos compromissos financeiros.

Pondere bem antes de aceitar ser fiador. Ao prestar fiança, está a colocar o seu património como garantia de uma dívida de terceiros.

Veja aqui a conversa completa com Daniela Matos Pinto, Carlos Matos Pinto e Sandra Guimarães.

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos