«Soube aos 8 anos que nasci no corpo errado»

  • 6 mai 2022, 23:11

No "Dois às 10", recebemos Sofia, que tem 20 anos e é transexual.

Em 2001, Maria José dava à luz um menino. Foi um bebé tranquilo e uma criança feliz, mas aos 15 anos confessou à mãe que não se sentia bem no corpo em que nascera, um corpo masculino.

Hoje chama-se Sofia, é transexual e luta por ser feliz: «Foi muito difícil contar à minha mãe, era a pessoa em que eu mais confiava, mas tinha medo da rejeição». Sofia afirma que nunca dera indícios que queria mudar de sexo e estava traumatizada, não era capaz de confessar sequer em terapia que sonhava em mudar de sexo.

O processo de transformação de Sofia começou há 2 anos: «Quando comecei a tomar as hormonas tive receio que me pudesse vir a arrepender, mas pouco tempo depois senti-me aliviada» - confessa a jovem de 20 anos. Sofia confessa também que até na aldeia onde vive, as pessoas foram bastante recetivas à mudança, menos o pai.

Apesar de já ter considerado o suicídio quando estava numa depressão profunda, hoje Sofia sente-se otimista quando pensa no futuro. A jovem encontra-se a estudar psicologia e tem esperança de um dia poder ajudar pessoas que sentiram da mesma maneira que ela.

RELACIONADOS

Matilde Breyner:«Podia perfeitamente ser despedida»

Tia Cátia ensina receita saudável: Pudim Primavera com Pescada

«Tinha medo que ser mãe me diminuísse. Hoje em dia, é o meu maior orgulho»

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos