«Soube aos 8 anos que nasci no corpo errado»

No "Dois às 10", recebemos Sofia, que tem 20 anos e é transexual.

Em 2001, Maria José dava à luz um menino. Foi um bebé tranquilo e uma criança feliz, mas aos 15 anos confessou à mãe que não se sentia bem no corpo em que nascera, um corpo masculino.

Hoje chama-se Sofia, é transexual e luta por ser feliz: «Foi muito difícil contar à minha mãe, era a pessoa em que eu mais confiava, mas tinha medo da rejeição». Sofia afirma que nunca dera indícios que queria mudar de sexo e estava traumatizada, não era capaz de confessar sequer em terapia que sonhava em mudar de sexo.

O processo de transformação de Sofia começou há 2 anos: «Quando comecei a tomar as hormonas tive receio que me pudesse vir a arrepender, mas pouco tempo depois senti-me aliviada» - confessa a jovem de 20 anos. Sofia confessa também que até na aldeia onde vive, as pessoas foram bastante recetivas à mudança, menos o pai.

Apesar de já ter considerado o suicídio quando estava numa depressão profunda, hoje Sofia sente-se otimista quando pensa no futuro. A jovem encontra-se a estudar psicologia e tem esperança de um dia poder ajudar pessoas que sentiram da mesma maneira que ela.

RELACIONADOS

«Tinha tanta certeza que ia dar negativo... três segundos depois apareceu grávida!»

Tia Cátia ensina receita saudável: Pudim Primavera com Pescada

«Tinha medo que ser mãe me diminuísse. Hoje em dia, é o meu maior orgulho»

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Receitas

Fotos

Vídeos