No «Dois às 10» recebemos o chef para fazer o almoço de Cláudio Ramos, Merche Romero, Gonçalo Quinaz e Cinha Jardim.
O verão está prestes a terminar e fio aproxima-se, pedindo pratos quentes que nos confortam ao chegar a casa. Fica aqui uma receita rápida de executar, que aquece o estômago e o coração!
Vai precisar de:
2 lombos de lagosta (opcional) ou outro tipo de marisco 0,5 kgs de camarão; 400 grs de mexilhão; 0,5 kgs de amêijoas; 2 cebolas médias picadas; 3 dentes de alho picados; sal q.b.; 1 molho de coentros picados; 3 tomates médios maduros ou 4 colheres de (sopa) cheias de polpa de tomate; piripiri ou pimenta q.b.; 400 grs de massa cotevelo; 1,5 dl de vinho branco; 1/2 pimento verde às tiras; água +- 2 litros; 2 dl de azeite
Mãos à obra:
Coloque as amêijoas em água e sal para perderem a areia. Se os mexilhões forem frescos raspe-os muito bem e leve ao lume num tacho (com o mínimo de água para abrirem). Retire o molusco da casca e reserve o suco
Num tacho largo, leve ao lume a cebola, os alhos, o pimento e o azeite. Deixe refogar durante dois minutos e adicione o tomate, sem peles nem grainhas, picado e misturado com o vinho.
Deixe ferver durante 5 minutos e tempere com piripiri e sal. Adicione o suco dos mexilhões e a água (2 L). Espere que a fervura levante e deixe ferver novamente durante dois minutos.
Adicione a massa e deixe-a cozer durante cinco minutos. Junte a lagosta cortada aos bocados (opcional), os camarões crus descascados (com cabeça e cauda. Por último, junte as amêijoas bem lavadas.
Aguarde 5 minutos e retifique os temperos. Polvilhe com os coentros picados e, caso seja necessário junte mais água, pois a massada tem que ficar caldosa.
Bom apetite!