Sónia Santos teve um príncipio de burnout: «Deixei de gostar daquilo que fazia e isso foi o que me assustou mais

  • 26 out 2022, 14:52

No «Dois às 10», a radialista revela como desenvolveu um príncipio de burnout e explica quais os sinais de alerta.

Sónia Santos sempre teve uma vida pouco rotineira,«uma vida muito agitada e gostava dessa vida» e sempre conseguiu lidar bem com a azáfama em que vivia até que, começou a sentir um cansaço extremo, algum esquecimento e dificuldade em estruturar uma ideia.  Ao acordar exausta, sentia-se um pouco confusa, não sabia onde estava e que dia era, sentia-se mais irritadiça e o que a deixou em verdadeiro alerta: «Deixei de gostar daquilo que fazia e isso foi o que me assustou mais».

«Sentia-me muito triste» recorda, ao acrescentar: «eu não gostava de fazer nada das minhas outras atividades, era tudo um grande sacrifício». Sónia decidiu consultar um psiquiatra que a diagnosticou com um burnout, A radialista desvalorizou até obter o mesmo diagnóstico numa consulta de medicina no trabalho e novamente numa terceira opinião médica. 

Apesar de se mostrar reticente ao início e temer que este fosse o seu novo eu e que nada houvesse a fazer, Sónia acabou decidir parar de trabalhar durante uns tempos, de forma a cuidar de si e recuperar e, agora, acredita: «Isto foi das melhores coisas que me aconteceu, porque é uma oportunidade de parar».

«Estou a pagar uma fatura de anos de maus hábitos e muitas diretas» declara ao recordar erros que foi cometendo ao longo dos anos e esclarece: «Eu não tive um burnout, tive um princípio de um burnout. O burnout é muito mais grave».

A psicóloga Vera de Melo juntou-se à conversa e explicou quais os sinais de alerta que requerem especial atenção deixando dicas fundamentais para evitar ter um burnout, tais como, estar atento às suas emoções, fazer exercício e dormir e comer bem.

 

RELACIONADOS

Filho de Diana deixou de andar aos 7 anos: «Matou-me»

Ashley revela: «Olhavam-me com ar de nojo e perguntavam porque é que eu era assim»

Sónia Costa sofre com erro médico: «Eu confiei cegamente nele»

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos