Hoje no «Dois às 10» recebemos Albino Pinto, que nos vem contar episódios que marcaram a sua vida. Uma história pesada, mas real, que merece ser partilhada.
O convidado revela aos apresentadores que também uma das suas irmãs sofreu pelo mesmo. A família era constituída por oito irmãos, hoje restam quatro. Ao recordar o irmão que abusou dele, Albino Pinto assume que só decidiu partilhar agora esta fase da vida por haver um tempo certo para tudo: «O meu irmão já não está entre nós, partiu há 13 anos»
A vergonha e o trauma impediram-no de falar e de conviver com outros rapazes. Casou, mas 10 anos e uma filha depois, decide separar-se por ser homossexual: «Casei por fachada, para esconder a realidade»
A filha, que também participou na entrevista, conta como se apercebeu, logo em criança, da orientação sexual do pai, mesmo que este nunca tenha falado com ela sobre o assunto: «Percebi que o amigo que estava sempre com o meu pai não era só amigo. Dormiam juntos e a minha mãe dormia comigo».
Albino Pinto encarou a vinda ao programa como uma forma de libertação. Depois de ter passado por muitos traumas, está numa fase da sua vida em que já não faz sentido manter silêncio.