Ruben Rua: De modelo a apresentador

Ruben Rua: De modelo a apresentador

Ruben Rua é, sem dúvida, um homem de sete ofícios

Ele é agente, "catwalk coach", ator, apresentador e "reality star". Ruben Rua faz um pouco de tudo e faz bem.

Depois de em 2005 ter participado na concurso da Elite Model Look, a vida de Ruben nunca mais foi a mesma. Os projetos são cada vez mais e também cada vez mais desafiantes.

Em entrevista à Elite, Ruben fala agora um pouco sobre todo o seu percurso profissional e sobre as suas ambições futuras.

Como te iniciaste na apresentação?

Foi em Outubro de 2015, comecei como repórter nos bastidores na ModaLisboa, durante a Semana da Moda em Portugal.

Fazia alguns desfiles e pelo meio fui repórter do programa What's Up! para o canal Portuguese Shoes TV. O canal gostou bastante do meu trabalho e por isso tenho trabalhado imenso com eles. Neste momento, faço um programa sobre a cultura e moda portuguesas, juntamente com a APICCAPS - Portuguese Shoes Association. Mas nunca se sabe... a vida é cheia de surpresas e um momento pode mudar tudo!

Como é que te preparas para um programa de apresentação?

Exercícios de voz e estudar bem o guião são uma forte ajuda! Preciso de saber bem o alinhamento para não estar nervoso e não pensar muito no que vou dizer a seguir. É também importante ouvir com atenção as respostas dos entrevistados, para em seguida saber que pergunta fazer.

Respirar é igualmente importante, para me conseguir expressar de uma forma clara e... acima de tudo tento divertir-me. As pessoas gostam de ver e sentir as tuas emoções. Tenho de sentir as coisas, caso contrário é como se não estivesse presente. 

És mais reconhecido por ser apresentador ou modelo?

É estranho falar sobre isso! (risos) Penso que por ambos. A moda é a minha vida. Sou modelo há 11 anos por isso, se isso significar algo para as pessoas fico satisfeito. Por outro lado, trabalho como agente há 5 anos, também na Elite Model Look em Portugal.

Também faço algum trabalho em televisão, para além da apresentação, vou ter uma aparição num filme que irá sair este verão e também participo numa telenovela. Julgo que sou reconhecido por todas essas coisas.

A apresentação é de alguma forma similar ao trabalho de modelo?

Acho que ser modelo é muito mais difícil do que as pessoas julgam. Um modelo é um ator sem voz, ou seja, muito da linguagem corporal vem de ser modelo. Contudo, acho que a minha experiência como modelo deu-me alguma confiança para me sentir mais descontraído em frente a uma câmara.

Como é ser conhecido?

A televisão é um instrumento muito poderoso, quando competi no programa da TVI "Dança com as Estrelas" em 2014, senti bastante esse efeito.

No ano passado, venci o Globo de Outro para a categoria de "Melhor Modelo Masculino" logo, acho que este tipo de exposição pública aumenta a perceção do público em relação a nós. Nunca quis ser famoso mas se essa é uma consequência do meu trabalho, fico feliz por isso.

Tens vários trabalhos em mãos neste momento. Quais são os teus planos a longo prazo? Pretendes tornar-te apresentador a tempo inteiro?

Neste momento, estou a fazer tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil prever o futuro. Creio que ainda estou a encontrar o meu caminho... Gosto de apresentar, também gosto de ser modelo, mas também gosto de trabalhar como agente. No entanto, como tenho o curso de Comunicação, penso que no futuro tudo fará sentido. Pelo menos assim espero!

PARTILHA
2 de 10