A verdade sobre Aida

  • 20 mai 2022, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Aida descobre mentira do marido

Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) acabaram de fazer amor e estão relaxados. São diz que só queria ir de férias com ele e ter um momento romântico, mas Fernando explica que é impossível irem às Maldivas, pois não têm dinheiro para isso. São pergunta se podem ir ao Algarve e Fernando acha boa ideia. Ficam felizes por terem chegado a um acordo e voltam ao ronhonhó. 

Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) estão sentados no sofá muito direitos e em silêncio, como nunca os vimos antes. Eles sabem que aquela conversa vai ser difícil. Tomé só pede que Aida seja sincera. Aida nem consegue falar e limita-se a acenar com a cabeça. 

Fatinha (Marta Andrino) está a comentar com Jorge (Manuel Melo) o que se passou entre Tomé e Amadeu (Luís Lourenço) e confidencia que nunca tinha visto Tomé assim. Fatinha acha mesmo que Amadeu destronou Bino (Pedro Alves) e Zé Tó (Aldo Lima) na lista de inimigos de Tomé. Eles ficam preocupados com o que Tomé possa ter ido fazer.

Tomé conta que Amadeu esteve no café e que deixou bem clara a sua intenção, mas o que o está a deixar desolado, foi saber que Aida lhe mentiu desde sempre e que afinal não foi o primeiro e único amor da sua vida. Aida engole em seco e os seus olhos enchem-se de lágrimas. Aida afirma que Tomé será sempre o seu único amor e que o namorico com Amadeu foi uma coisa de miúdos, sem importância. Tomé até aceita isso, o que não pode aceitar é que Aida lhe tenha mentido, porque agora não sabe quantas vezes lhe terá mentido. Aida diz que a culpa foi da mãe e da irmã dele e Tomé pede-lhe para se explicar.

Bino está a tentar concentrar-se no trabalho quando o Padre (Carlos M Cunha) aparece. Bino acha que ele lhe vai dar nas orelhas e confessa que até merece, mas não conseguiu controlar o que aconteceu. O Padre sorri condescendente, pois sabe que ele e Florinda (Ana Brito e Cunha) ainda têm muito para resolver e que não é um beijo que vai resolver aquilo. Bino fica estupefacto. 

Aida diz que ainda hoje as mulheres são criticadas por terem tido mais do que um namorado e que naquela altura era pior. Aida sabia que a irmã e a mãe de Tomé lhe iam fazer a vida negra se soubessem que teve outro namorado e que teve medo de o perder. Aida desata a chorar e Tomé não sabe o que sentir. 

Nelinha (Inês Herédia) já está sentada ao lado de Glória (Catarina Avelar) e segura-lhe na mão. Tem pena dela, mas também está curiosa para saber o que a deixou assim. Glória já contou o que aconteceu na sacristia e o que desconfia que tenha acontecido. Nelinha fica preocupada com Betinha (Ana Marta Contente) e diz para o Sôtor (José Carlos Pereira) ouvir, que é por essas e por outras que não quer homens na sua vida. 

Aida pergunta se já está perdoada, mas Tomé diz-lhe que está muito longe disso e repreende-a por ter falado mal da família dele. Aida não se arrepende dessa parte e diz que tem razões para o fazer. Ficam a discutir sobre a família dele.

Bino recompõe-se e pede desculpa pela figura que fez. O Padre diz que já viu pior e que um homem que mostra as suas fraquezas, é um homem de força. O Padre diz-lhe que sabe exatamente o que ele vai fazer em relação a Florinda. Bino fica intrigado. 

Veja o episódio completo
no TVI Player