As buscas começaram: Tomé vai à procura de Betinha

  • 23 nov, 00:00
Veja episódio na integra

Aida está desolada, agarrada a uma camisola da filha. São está por ali a reconfortá-la, ao contrário de Josefa que só faz comentários maldosos. São (Sílvia Rizzo) passa-se e expulsa Josefa (Rita Salema) de casa. Esta promete que vão encontrá-la e ajuda Aida (Ana Guiomar) a rezar.

Florinda (Ana Brito e Cunha) acende velas por Betinha (Ana Marta Contente) e discute com Quina (Maria Rueff) sobre o melhor santo para ajudar a encontrar. Corcovada (Maria do Céu Guerra) acha que qualquer um serve, mas prefere agir e avisa que se esta não aparecer, vai pedir a Manel (Vítor Norte) para a levar ao Gerês. Florinda e Quina não gostam da ideia, mas sabem que não vão conseguir demover a centenária.

O grupo ajuda Tomé (Pedro Teixeira) nas buscas. Estão todos muito preocupados. O marido de Aida é o mais desesperado e acaba por perder as forças. Bino (Pedro Alves) dá-lhe ânimo e diz que não é altura de fraquejar. Tomé agradece aos amigos por estarem ali com ele. As buscas prosseguem.

Manel (Vítor Norte) fica surpreendido por Corcovada querer ir para o Gerês e ela explica que não consegue ficar ali sem fazer nada, sabendo que Betinha (Ana Marta Contente) está desaparecida. Manel acha perigoso a centenária ir para a serra e avisa que é um terreno complicado. Quina e Florinda também não acham nada boa ideia e Quina diz mesmo que não a deixa ir e que vai ela.

Glória (Catarina Avelar) tenta falar com Camila (Marta Gil), mas esta não atende. Glória acha que Betinha morreu. Padre Isidro (Carlos M. Cunha) também. Celeste esclarece que Betinha só está desaparecida. O padre e Glória ficam mais aliviados. Celeste continua a dizer que esta se foi, apesar dos outros lhe tentarem explicar que isso quer dizer que morreu.

O grupo continua as buscas e Bino (Pedro Alves) vê algo que parece sangue. Bino apura a vista e encontra Elisabete. Ele começa a festejar por a ter encontrado e avisa o resto do grupo. Só vemos o pé e o braço de Elisabete. Ainda não sabemos em que estado está. Bino aproxima-se de Elisabete e fica preocupado por ela estar inconsciente, mas tenta não demonstrar.

Tomé (Pedro Teixeira) agarra na filha e fala com ela de forma carinhosa, esperando que ela assim acorde. Todos se emocionam, mas esta continua sem reagir. Tomé liga a Aida (Ana Guiomar) e vai falando enquanto espera que ela atenda. Ele diz que está renascido e que ela também vai ficar quando souber que Elisabete apareceu e está bem.

Aida e Quina (Maria Rueff) estão na estação de S. Bento, iam a caminho do Gerês, quando Aida recebe uma chamada de Tomé e lhe diz que encontraram a filha. Aida fica muito feliz e quer ir já ter com eles, mas Tomé diz-lhe que não vale a pena e que vão eles ao encontro dela. Aida faz muitas perguntas sobre a filha e pede a Tomé para lhe ligar quando estiver com ela.

Betinha vai abrindo os olhos e Tomé respira de alívio. Tomé fica muito agradecido a Albino por ter encontrado a sua filha e sabe que ele vai usar esse trunfo durante muito tempo. Elisabete conta o que aconteceu e diz que tem fome. Elisabete só quer normalidade e regressar a casa. Jorge abraça-a e todos imitam o seu gesto.

Episódios

Mais Episódios

Personagens

Mais Personagens