Chegou o grande dia de São!

  • 17 mai 2021, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Fernando tenta ser o chefe da família mas não está fácil!

Nelinha (Inês Herédia) conta aos amigos que o Sôtor (José Carlos Pereira) vai juntar-se ao coro de gospel. Todos ficam incrédulos. Nelinha conta que o Sôtor ficou muito entusiasmado com a ideia e que disse que tinha tudo a ver com a aldeia.

Manel (Vítor Norte) vai ao café beber um aperitivo e leva a gaiola com o canário. Fátima (Marta Andrino) diz que o pássaro é muito giro e Manel oferece-lho. Fátima agradece, mas não pode ficar com ele. Manel aproveita a ausência da empregada, vai embora, mas deixa a gaiola em cima do balcão.

Bino (Pedro Alves) fala ao telefone com Florinda (Ana Brito e Cunha) e pede-lhe para ir à reunião. Betinha (Ana Marta Contente) bate com as gavetas com força para que Bino perceba que ela está chateada. Bino finge que há obras por ali, mas percebe a intenção de Betinha.

Estão todos sentados a ouvir o discurso de São (Sílvia Rizzo). Ela já sabe o texto quase de cor e Fernando (Manuel Marques) apressa-a para não chegar tarde.

Tomé (Pedro Teixeira) está preparado para a reunião e mexe-se como se estivesse a aquecer. Aida (Ana Guiomar) ajeita-lhe a roupa e dá-lhe chá para a voz. Tomé queixa-se da roupa apertada e culpa os produtos gourmet de Aida. Esta já esperava aquela reação e dá-lhe também um chá para desinchar.

Aida põe creme bronzeador nas pernas para disfarçar a marca das botas. Tomé diz que quer chegar cedo, para estar presente quando receberem a bomba que vai fazer toda a gente votar nele.

A aldeia prepara-se para a tão desejada reunião. Tomé está nervoso com o que aí vem. Bino vai fulminando Tomé com o olhar. Valquíria (Maria Sampaio) dá a entender que sabe de alguma coisa sobre a reunião e Bino fica confuso. Todos estão curiosos com o que se irá passar. Dois homens chegam com uma caixa grande e Tomé chama a atenção dos presentes.

Betinha (Ana Marta Contente) e Nelinha preparam a mesa para a reunião. Nelinha percebe que Elisabete está maldisposta e mete-se com ela. Betinha atira-lhe com uma água e quase lhe acerta.

Ficam todos eufóricos ao verem uma máquina de dardos e um sistema de Karaoke. Bino fica irritado, embora tente conter-se. Bino rouba o microfone a Tomé e acusa-o de fazer corrupção. Tomé recupera o microfone e diz que aquilo é épico. Ficam a disputar o microfone.

Os homens estão a montar as máquinas quando Bino se põe à frente deles e pergunta se têm licenças. Bno passa-se e atira uma seta a Tomé. Percebendo que aquilo vai descambar, Florinda (Ana Brito e Cunha) e Aida (Ana Guiomar) decidem intervir e começam a mandar toda a gente para a casa do povo.

Tomé e Bino disputam o lugar que está marcado com a placa de Presidente. Para acabar com a disputa, Betinha retira a placa, mas eles passam a disputar uma garrafa de água.

O Padre (Carlos Cunha) pergunta se pode sentar-se ao pé de Florinda e ela até treme. Os populares tiram as medidas a Valquíria e as mulheres ralham com eles. Corcovada (Maria do Céu Guerra) chega com Ana Carolina (Beatriz Barosa). Carlos (Rodrigo Paganelli) acena a Ana Carolina e ela retribui sem grande entusiasmo. Glória (Catarina Avelar) repara.

Fátima (Marta Andrino) está a fechar o café e diz a António (Luís Simões) que pode ir andando. Ele diz que está a acabar o sumo e tapa o copo para ela não ver que já acabou. António diz que o pássaro é bonito e Fátima oferece-lho. Saem os dois para a reunião da festa.

Tomé dá início à sessão, mas Bino acha que devia ser ele e mais uma vez desentendem-se. Betinha decide intervir e dá ela início à reunião para eleger um dos dois candidatos. Nisto, surge São (Sílvia Rizzo) e anuncia que são três candidatos. Gera-se um burburinho e olham todos na direção de São, que está na entrada, em pose triunfal. Bino e Tomé ficam atarantados. Peixoto (Vítor Emanuel) sorri.

Veja o episódio completo
no TVI Player