Corcovada põe ordem em Bela Vida

  • 18 mai 2021, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Manel lança charme a Corcovada

Adelaide (Filomena Gonaçlves) está de volta de umas contas e não sabe como as irá pagar. Fica com a respiração acelerada e sente uma tontura.

Bino (Pedro Alves) e Tomé (Pedro Teixeira) ficam indignados com a intenção de São (Sílvia Rizzo) em concorrer à presidência da comissão de festas. Paulo (Hélder Agapito) continua a achar que aquilo ainda vai sobrar para ele. Peixoto gaba-se de ser amigo de São.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) percebe que Louis (Valdemar Brito) está constrangido e pergunta-lhe se está bem. São olha para Bino e Tomé com ar de desafio.

O Sôtor (José Carlos Pereira) ainda anda por ali a arrumar as coisas, exausto. Vê a mensagem de Camila (Marta Gil) com a foto da garrafa de vinho e apaga-a imediatamente. Ele recosta-se na cadeira pensativo e misterioso. Depois, levanta-se espantando os pensamentos.

São apresenta a sua candidatura à presidência da comissão de festas. Tomé e Bino protestam e alegam que a candidatura é ilegal, mas São diz que leu os regulamentos e não há nenhum impedimento. Valquíria apoia São. Corcovada está deliciada com aquilo. Ana Carolina também se diverte, mas deixa de sorrir ao ver Carlos constrangido.

Adelaide treme, enquanto despeja uma cesta com medicamentos. Ela procura um em particular mas, quando o acha, deixa-o cair no chão. Adelaide, a tremer, despeja vários comprimidos sobre a mesa.

Aida reclama com Valquíria e diz que ela nem devia estar ali, mas São defende-a. Aida diz que para ser uma mulher Presidente, seria ela, que já foi a festas no estrangeiro. O Padre lê o regulamento e, depois de um grande sermão, diz que não há nenhum impedimento para São se candidatar.

Peixoto teme que Bino descubra que foi ele que cedeu os regulamentos a São e quer ir embora. Valquíria sublinha que só vai depois de São ganhar as eleições.

Corcovada diz à bisneta que a última palavra sobre a festa será dela, já que é o seu centenário.

O silêncio está instalado no salão, todos os rostos se viram para acompanhar Corcovada (Maria do Céu Guerra), que avança até à mesa. Ela decide que se vão fazer eleições como se fosse para a junta e com voto anónimo. Diz ainda que os emigrantes também vão poder votar por correspondência. Dos 3 candidatos, só São (Sílvia Rizzo) fica contente. O Padre (Carlos Cunha) aprova a decisão de Corcovada e agradece-lhe por ter posto ordem na reunião.

São acorda Fernando (Manuel Marques) e diz-lhe que tem dez minutos para estar pronto, pois tem de a acompanhar à aldeia para começar a fazer campanha eleitoral.

Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) acabam de se arranjar, enquanto conversam sobre o que se passou na reunião. Tomé diz que tem de arranjar uma solução para aquele problema e pede a Betinha (Ana Marta Contente) para estar de antenas no ar na junta. Betinha volta a dizer que não mistura trabalho com família e Tomé fica muito desapontado.

Carlos (Rodrigo Paganelli) está de volta do aspirador, mas não tira os olhos de Ana Carolina (Beatriz Barosa). Esta não percebe o porquê de tanto alarido à volta da festa, mas Carlos diz-lhe que é um grande acontecimento na aldeia. Corcovada aparece e diz que o melhor da festa é esperar por ela.

O café está cheio, Fátima (Marta Andrino) anda numa azáfama e Tomé satisfeito por ver aquele movimento todo. Fátima queixa-se do trabalho e do pássaro. Tomé repara no pássaro e pergunta de onde veio. Tomé não quer ali o pássaro e pede a Fátima para o devolver a Manel (Vítor Norte).

Adelaide (Filomena Gonçalves) pede ao Sôtor para lhe passar mais medicamentos, mas ele diz-lhe que isso não é solução. Adelaide promete que vai marcar uma consulta de psiquiatria, mas até lá precisa dos seus comprimidos. O Sôtor acaba por lhe passar a receita. Adelaide sai do consultório e sente uma tontura. Nelinha fica preocupada, mas Adelaide diz que foi só uma quebra de tensão.

Bino (Pedro Alves) vai ter com Florinda (Ana Brito e Cunha) e pede-lhe para convencer São a desistir da candidatura à presidência da comissão de festas. Florinda fica irritada por Bino lhe estar a pedir aquilo e diz que São até é capaz de fazer melhor trabalho do que ele. Bino fica desgostoso.

Aida está a contar a Glória (Catarina Avelar) tudo o que se passou na reunião, mas quando vê Adelaide entrar, tem de ir atendê-la porque já deve muito dinheiro na loja. Adelaide fica envergonhada ao saber da conta pendurada e desiste das compras. Aida fica comovida e decide oferecer-lhe umas coisinhas.

Veja o episódio completo
no TVI Player