Entusiasmo leva Quina ao extremo

  • 25 nov, 00:00
Veja episódio na integra

Estão todos à porta do mercado do Bulhão e incrédulos por ser aquele o sítio que Quina (Maria Rueff) queria tanto conhecer, mas afinal Aida (Ana Guiomar) também está eufórica por estar ali.

O mercado está a abarrotar de gente e Quina avança por ali adentro. Bino (Pedro Alves) vai atrás dela, preocupado, com medo que ela se perca. Aida é que não está nada satisfeita por estar ali, pois preferia ir à Torre dos Clérigos ou ir às compras a Santa Catarina.

Aurélio regressa a casa do irmão e encontra São (Sílvia Rizzo) chorosa. Ele fica preocupado e tenta perceber o que se passa. São faz-se de vítima, diz que nunca sai dali e que é a pessoa menos viajada da aldeia. Aurélio concorda que ela é uma pessoa do mundo e precisa de voar. São sente-se compreendida.

Quina está deslumbrada com tudo o que vê e tem vontade de dar um beijo na boca a um peixe, de tão fresco que é. Aida está muito incomodada com o cheiro a peixe e quer ir embora dali. Tomé (Pedro Teixeira) tem medo de se perder de Aida e não a quer largar.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) está no café a tentar recolher assinaturas para o seu movimento, mas não está a ser bem-recebida por Glória (Catarina Avelar). Ana Carolina quer perceber os motivos de Glória e um deles é por ser muito nova. Josefa (Rita Salema) mete-se na conversa e chama Ana Carolina de fedelha. Ela passa-se, atira os papéis ao ar e percebemos que vai começar uma discussão.

O Padre (Carlos M. Cunha) conta a Celeste (Margarida Antunes) a ideia que teve de organizar um concurso de doces natalícios e ela fica toda empolgada, mas logo fica irritada, quando percebe que o Padre já falou com Florinda (Ana Brito e Cunha) e que é ela o seu braço direito. O Padre fica tão desconcertado com o que ouve, que nem sabe o que dizer.

São faz-se de difícil e diz que não quer maçar o cunhado com os seus problemas, mas ele diz que não maça nada e quer dar um puxão de orelhas ao irmão, por não estar a tratar a mulher como ela merece. São faz-se de modesta, mas está a gostar do que Aurélio lhe diz.

Quina está maravilhada com os peixes e já tem alguns na mão. Quina espeta com os peixes na cara de Bino e Tomé para que eles também os possam apreciar. Quina está tão feliz que compara o mercado ao céu. Quina pergunta à Peixeira se pode amanhar um peixe e ela faz-lhe sinal para que entre para trás do balcão.

Ana Carolina já está fora de si porque Glória lhe disse que até Bino é melhor do que ela. Glória e Josefa sugerem algumas atividades para que Ana Carolina se entretenha, em vez de se querer meter na política. Carlos (Rodrigo Paganelli) chega e percebe que Ana Carolina está muito enervada. Carlos quer tirá-la dali antes que a coisa azede mais, mas Ana Carolina recusa-se. Glória e Josefa continuam a falar sobre Ana Carolina e dizem que aquilo é tudo ganância e sede de poder.

Manel (Vítor Norte) chega, entretanto, e fica chocado com o que ouve. Manel diz que Glória não tem moral nenhuma para falar, pois quando se apanhou no poder, foi logo arranjar a sua rua e não fez nada pelo resto da aldeia. Glória fica indignada. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) já contou a Corcovada a ideia que o Padre (Carlos M. Cunha) teve para o concurso de doces natalícios e ela também fica muito entusiasmada. Florinda já sabia que Corcovada (Maria do Céu Guerra) ia gostar da ideia e iria querer ajudar. Corcovada diz que podiam dar um prémio ao melhor doce, para incentivar as pessoas a participar e encarrega-se disso.

Glória e Manel continuam a discutir e agora o assunto já é a idade de cada um. Manel afirma que Glória só se preocupou com o seu umbigo, enquanto esteve na presidência da Junta. Manel pede-lhe responsabilidades pelos estragos causados no táxi, devido aos buracos da aldeia que ela não arranjou. Josefa pergunta-lhe se quer alguma coisa, mas Manel diz que perdeu a fome.

Ana Carolina afirma que aquelas pessoas merecem o Presidente ladrão e corrupto que têm, que usa a política para seu próprio benefício e que até se enrolou com a secretária, mesmo sendo casado. Carlos fica possesso com o que ouve e diz-lhe que não merece nada.

Episódios

Mais Episódios

Personagens

Mais Personagens