Matateu: O diretor da campanha

  • 22 out 2021, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Bino perde as estribeiras com Matateu

Ana Carolina (Beatriz Barosa) estranha a presença de Abel (Júlio César) ali em casa e fica a observá-lo a conversar com Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ana Carolina fica derretida ao vê-los em amena cavaqueira.

O Padre faz um esforço para não perder a paciência com Glória e diz-lhe que Bino (Pedro Alves) pode ser inocente, mas Glória insiste que ele é culpado e que a guarda não faz nada, por isso tem de ser o Padre a resolver a situação. O Padre percebe que não se vai ver livre dela tão depressa e que não vai conseguir beber o vinho que se preparava para beber.

Carlos (Rodrigo Paganelli) encontra Ana Carolina a espreitar para a sala e ela mostra-lhe a bisavó a conversar com Abel (Júlio César). Acabam por sorrir um para o outro ao ver os dois velhinhos na cavaqueira. Carlos e Ana Carolina entram na cozinha e quase chocam com Florinda (Ana rito e Cunha) que ia a sair com o chá. Ana Carolina acha que a bisavó está a simpatizar muito com Abel.

Bino está preocupado com o que se passou de manhã e Peixoto (Vítor Emanuel) tenta perceber que história é aquela das obras de melhoria do cemitério. Albino diz que precisa de pensar numa solução e Peixoto não tem dúvidas de que ele o usou para sacudir a água do capote.

Mário (Pedro Giestas) diz que ouviu uns burburinhos pela aldeia e Tomé (Pedro Teixeira) desata a contar-lhe o que se passou. Tomé não tem problemas em acusar Bino dos assaltos que têm acontecido no cemitério, até porque só começaram quando ele se tornou coveiro. Mário fica muito interessado.

Bino tenta acalmar Peixoto e começa com uma conversa de que é um animal da política e que a sua maior habilidade é prever o que vai acontecer. Albino mostra uns documentos a Peixoto que provam que ele está a fazer as obras de melhoria no cemitério. Peixoto diz que a folha está em branco, mas Bino não se desmancha.

Florinda volta para a cozinha muito espantada por Corcovada estar a beber chá e ter dito que era muito bom. Ana Carolina não tem dúvidas de que a bisavó gosta mesmo de Abel. Florinda conta ainda que Abel se deliciou com os biscoitos de cachaça e todos se riem com as voltas que a vida dá. Carlos acha que Manel (Vítor Norte) é que não vai achar muita piada àquilo.

Bino está a tentar convencer Peixoto a assinar o documento que irá provar que ele está a fazer as obras de melhoria do cemitério. Peixoto está quase a assinar, quando se lembra de negociar um valor simpático e de deixar assente que não tem nada a ver com os roubos.

Mário entrevista Tomé que está todo inchado e vaidoso, sentindo-se muito importante. Tomé conta que os roubos no cemitério têm sido frequentes e que não tem dúvidas de que Bino é o culpado. Mário está muito satisfeito com aquela história, porque o principal suspeito é o futuro presidente da Câmara.

Peixoto já está mais calmo, mas Bino continua preocupado. Peixoto acha que aquela história não veio nada em boa altura e que vai manchar a imagem de Albino nas eleições. Peixoto diz que o melhor é fazerem uma reunião de emergência com o staff da campanha.

São (Sílvia Rizzo) pergunta a Fernando (Manuel Marques) se já falou com Bino por causa das roupas de Valquíria (Maria Sampaio), mas ele diz-lhe que não conseguiu, pois a Junta estava num pandemónio e que Bino está a ser acusado de roubo. São fica em choque.

Bino chama Betinha (Ana Marta Contente) e pede-lhe para marcar uma reunião de emergência com o núcleo duro da campanha. Elisabete diz que já estão ali todos, mas Peixoto diz ter reforços invisíveis e pede o telemóvel a Bino para os convocar. Betinha e Bino ficam preocupados.

Isabel (Marta Melro) entra na mercearia e Aida (Ana Guiomar) salta-lhe ao caminho, tentando ser amiga dela. Isabel acha Aida um pouco tonta e não lhe dá grande confiança, mas Aida vai-lhe tocando nos pontos francos e Isabel começa a ceder. Isabel acaba por aceitar um copo de licor que Aida lhe oferece.

Aves (Hugo Sousa) tenta vender produtos a Tomé (Pedro Teixeira). Lá acaba por convencê-lo. Depois diz a Tomé que devia criar uns menus no café. Tomé fica interessado.

Bino olha desolado para os membros do seu gabinete de emergência. Peixoto é o único que parece confiante. Albino pergunta quem é um idoso que ali está e Peixoto informa que é o diretor de marketing. Bino está com vontade de morrer e fica pior quando surgem Matateu e a mulher. Albino acaba por explodir depois de Peixoto lhe ter dito que Matateu (EduMatateu é o diretor da campanhardo MMatateu é o diretor da campanhaderiMatateu é o diretor da campanha) é o diretor da campanha. Bibiana interrompe a conversa e Albino pergunta quem é ela. Peixoto também não sabe, mas Bibiana apresenta-se como mulher de Matateu e diz que a partir de agora é com ela que tratam de tudo.

Manel desabafa com Florinda sobre Corcovada só querer saber de Abel e Florinda diz-lhe que parece que está apaixonado por Corcovada e que está a fazer uma cena de ciúmes. Manel fica muito aflito e diz que está a apenas preocupado, mas Florinda não fica muito convencida. Manel fica despeitado.

Veja o episódio completo
no TVI Player