O que se passa com Florinda?

  • 17 jan, 00:00
Veja episódio na integra

Manuela (Inês Herédia) e Fátima (Marta Andrino) ficam preocupadas com a reação do Sôtor (José Calros Pereira) e perguntam se é preciso chamar a Sôtora (Marta Melro), mas percebem que afinal é uma notícia boa. O Sôtor pega em Manuela Inês Herédia) ao colo e rodopia-a. Manuela festeja com ele, embora não saiba o motivo. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) e Carlos (Rodrigo Paganelli) estão à espera de serem atendidos. Carlos está muito impaciente e Florinda diz-lhe para ir embora. Carlos acha que Florinda quer é fugir à consulta. 

Aida (Ana Guiomar) vai ter com São (Sílvia Rizzo) e acabam por falar na novela. Aida propõe uma aliança entre o estilo e o gourmet para abrilhantarem ainda mais a novela. Corcovada diz a Ana Carolina que vai passear com Abel porque ele precisa de esticar as pernas. 

Ana Carolina (Beatriz Barosa) dá a entender que a avó vai ter de escolher entre Abel (Júlio César) e Manel (Vítor Norte), mas Corcovada acha que pode ter o melhor dos dois e que só um deles é que a pode ter a ela. Ana Carolina sorri. 

Peixoto (Vítor Emanuel) chega ao café cabisbaixo e Tomé (Pedro Teixeira) acha que tem a ver com Valquíria (Maria Sampaio). Peixoto revela que está assim por causa do Padre (Carlos M Cunha) e Tomé julga que Valquíria e o Padre se envolveram. Peixoto explica que o Padre quer fazer obras e ameaçou que se não lhe fizer o preço que ele quer, entrega a obra a Fidalgo. Tomé fica solidário com Peixoto. 

São reconhece que Aida tem jeito para organização e Aida elogia os tecidos de São. Já não têm dúvidas de que serão uma grande mais valia para a telenovela. Aida compara-as a super heroínas e diz que só lhes falta voar. 

Zé Tó (Aldo Lima) pede um café e Fátima (Marta Andrino) diz-lhe que faz mal beber tanto café. Zé Tó diz que ainda não bebeu nenhum, pois Manuela (Inês Herédia) ficou de lhe levar um, mas não apareceu. Fátima estranha. Tomé convida Zé Tó para beber o café com ele e assim conversam um bocadinho. 

Isabel (Marta Melro) observa Florinda (Ana Brito e Cunha) e apesar de ainda não saber o que ela tem, recomenda-lhe que descanse e que tome umas vitaminas. Florinda assume que descansa pouco, pois tem sempre muito que fazer. Florinda diz que Isabel também sabe como é difícil cuidar de tanta gente. Isabel diz que já não cuida e Florinda percebe que falou demais. 

Tomé fala para Zé Tó com um ar muito simpático, para tentar sacar nabos da púcara. Tomé diz gostar muito de novelas e tenta sacar informações. Cada vez que alguém o interrompe, Tomé faz má cara. Tomé acaba por perguntar quem vai fazer de Corcovada e Zé Tó olha para ele meio desconfiado.

Florinda pede desculpa por ter tocado naquele assunto, mas Isabel diz que não faz mal e que está muito melhor assim. Isabel confessa que o casamento já não estava a resultar há muito tempo e mantém contacto com quem gosta. Fala com a Alice (Telma Cardoso) todos os dias e Abel quis ficar a morar com ela. Isabel pede a Florinda para prometer que vai cuidar dela. 

Tomé assume que gostava de saber quem vai fazer de Corcovada. Zé Tó diverte-se com aquilo e diz que vai ser uma atriz. Tomé pergunta se vão aparecer outras pessoas da aldeia e Peixoto pergunta se Valquíria será uma dessas pessoas. Tomé pede a Peixoto para não se intrometer e insiste em saber que outras personagens irão entrar. 

Bino (Pedro Alves) e Fernando (Manuel Marques) discutem porque Fernando não concorda com o pelouro que Bino lhe quer dar. Bino chama Elisabete (Ana Marta Contente), que também reclama por já não ser secretária da Junta. Bino diz a Elisabete para anotar a sua reclamação e fazer a ata da reunião com Fernando. 

Jorge (Manuel Melo) e António (Luís Simões) comem bolachas enquanto conversam sobre Glória (Catarina Avelar). Jorge conta que agora é o moço de recados dela e que ela o obriga a saber de cusquices para lhe contar. 

Aida chega e quer saber o que se passa ali. Eles não percebem se ela está a falar das bolachas ou das cusquices, mas ficam com medo. Zé Tó explica que fazer novela é uma ciência e uma arte e por isso virão atores consagrados fazer das pessoas mais importantes da aldeia, mas revela que está a pensar convidar um ou outro habitante para fazer dele próprio. Tomé fica siderado. 

 

Episódios

Mais Episódios