Padre conta a verdade aos Belavidenses

  • 4 fev 2023, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player
Dependência de álcool foi a razão da desgraça de Isidro?

O ambiente está tenso. Ivone (Maria Emília Correia) é a mais descontraída e comenta com Glória (Catarina Avelar) que também não é preciso estarem assim, pois não morreu ninguém, antes pelo contrário, acabou de nascer um homem alto e espadaúdo, já que deixou de ser padre (Carlos M. Cunha) e passou a ser um homem normal. 

Valquíria (Maria Sampaio) vai ao café e Elisabete (Ana Marta Contente) fica surpreendida por vê-la. Josefa (Rita Salema) não gosta nada de a ver ali e começa a mandar-lhe bocas por andar a extorquir Peixoto. Josefa e Valquíria pegam-se e Elisabete tem de se meter entre elas. 

Isidro assume que não foi ordenado padre porque de vez em quando bebia uns copos e pede desculpa por isso, mas também quer agradecer por terem sido os melhores paroquianos que ele podia ter tido. Todos se emocionam e o Padre Isidro sai. 

Valquíria e Josefa continuam pegadas e Elisabete continua no meio delas, a tentar separá-las. Jaime (Miguel Partidário) entra o café e Valquíria fica logo toda interessada. Josefa avisa-a para ficar longe de Jaime, mas Valquíria não tenciona cumprir ordens. Elisabete pede a Jaime para a ajudar a afastar aquelas duas. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) fica especado a olhar para Vuitton (Beatriz Costa), por estar vestida com roupas largueironas, com cabelo apanhado e óculos de massa. Ele sabe que aquilo faz parte do plano para que Aves (Hugo Sousa) deixe de gostar dela, mas Carlos continua a achar que aquela não é a melhor solução e que devia dizer a verdade a Aves. 

Aurélio (Manuel Marques) está deliciado a beber café e a comer o bolo que Quina (Maria Rueff) fez. Ela diz-lhe que podia comer um bolinho assim todos os dias e ele engasga-se. Quina dá-lhe palmadas nas costas e ele lá se recompõe. Quina insiste que ele devia arranjar uma mulher que lhe fizesse um bolo daquele todos os dias e Aurélio já nem diz nada, limita-se a beber café.

Toda a gente vem para o café para comentar o que se passou na igreja. Bino (Pedro Alves) manda vir com Florinda (Ana Brito e Cunha) por estar a defender o Padre. Ela diz que apesar de tudo, ele ajudou muita gente, mas Bino acha que ele só se intrometeu onde não devia e ouviu as confissões de toda a gente. Este conta que também recorreu aos serviços dele e agora sente-se enganado. 

Carlos continua a olhar para Vuitton, não acreditando que ela vai mesmo levar o seu plano em frente. Carlos começa a ficar nostálgico e relembra-se dos tempos em que eram crianças e Vuitton vinha passar férias à aldeia. Carlos diz que ela sempre foi desenrascada e nunca foi de desistir. Vuitton acha que desistiu da coisa mais importante, o amor de infância. Ficam constrangidos. 

Veja o episódio completo
no TVI Player