Tomé está mesmo mudo?

  • 15 jul, 00:00
Veja episódio na integra

Bino (Pedro Alves) liga a Peixoto (Vítor Emanuel) e pergunta-lhe como estão de votos. Ele diz que agora não pode falar e Bino pede-lhe para passar na junta. O marido de Florinda (Ana Brito e Cunha) fica furioso por Peixoto nunca fazer nada do que ele lhe pede.

O Sôtor (José Carlos Pereira) tenta examinar a garganta de Tomé (Pedro Teixeira), mas tem algumas dificuldades porque ele não para quieto. O Sôtor não deteta nenhuma anomalia e desconfia que tenha sido um pico de stress. O pai de etinha (Ana Marta Contente) culpa Aida (Ana Guiomar) pelo chá que lhe deu e por o ter obrigado a meditar. Ela ameaça-o e ele finge que fica sem voz. O Sôtor fica desconfiado. 

Peixoto informa Bino que as sondagens não são favoráveis para ele e revela alguns dos votos que conseguiu ver. Bino começa a planear vingar-se das pessoas que não votaram nele e acha um desperdício haver democracia para pessoas que não sabem votar.

O Sôtor estranha cada vez mais a mudez seletiva de Tomé. O Sôtor dá a consulta por terminada, mas Aida aproveita para se queixar, para ser observada. Tomé não gosta e reclama. Ela ralha com ele por já falar e ficam os dois naquilo. O Sôtor tem vontade de se enfiar num buraco.

Peixoto vai consultando o seu caderno de apontamentos e vai informando Bino de quem votou nele e quem não. Ele promete vingar-se de cada um que não votou nele.

São (Sílvia Rizzo) bufa ainda possessa com o boletim de voto. Fernando (Manuel Marques) anda atrás dela sem saber o que fazer. Ela pede-lhe para ligar a Bino, mas ele tem o telemóvel desligado.Jorge (Manuel Melo) diz que devia ter ido com eles para filmar tudo, mas ninguém lhe liga.

Louis (Valdemar Brito) comenta com o pai que estão a ter umas ricas férias. Ele repreende Vuitton (Beatriz Costa) por ter mentido a Ana Carolina (Beatriz Barosa). Ela garante que não mentiu e que tudo o que disse é verdade. Louis sabe que Carlos (Rodrigo Paganelli) até pode ter dito aquelas coisas, mas não foi agora. A jovem acha que Louis lhe devia era agradecer, pois também não deve gostar de ver Ana Carolina e Carlos tão amiguinhos.

Florinda anda a limpar a casa e Carlos oferece-se para ajudar, mas ela recusa. Ele acha que a mãe trabalha demais e que anda muito cansada. Florinda emociona-se quando o filho lhe pergunta se é feliz. Ela diz que nenhuma mãe é infeliz com um filho como ele.

Os candidatos já estão presentes e olham-se com cara de poucos amigos. O Padre (Carlos M. Cunha) diz que as urnas estão fechadas e prepara-se para contar os votos. São, Tomé e Albino engolem em seco, com os nervos. Isidro decide começar a contagem dos votos pelos votos dos emigrantes. Betinha vai buscar a urna e estranha estar tão levezinha. Bino e Tomé até suam. O Padre pede a Corcovada para ser ela a abrir a urna.

Fernando aproveitou que São e Albino estão entretidos com as eleições e foi visitar Florinda. Eles assumem que gostam muitos dos seus respetivos, mas não têm paciência para as coisas da política. Ela decide beber um cálice de vinho do porto e Nando acompanha-a.

Carlos tenta justificar-se sobre o que Vuitton disse acerca dele. Elenão faz ideia porque motivo ela disse aquilo, mas acha piada ao facto de Ana Carolina estar com ciúmes. Esta faz-se de durona e garante que não tem ciúmes nenhuns. A jovem diz ainda que não tem nada a ver com a vida de Carlos, mas ele sabe que é mentira e beija-a. 

Louis (Valdemar Brito) e Vuitton (Beatriz Costa) estão a ver um filme e Jorge (Manuel Melo) ressona. Vuitton refila por causa do primo, mas o irmão nem reage. Ela percebe que Louis está pensativo e ele assume que não gostou de ver Ana Carolina (Beatriz Barosa) com ciúmes de Carlos (Rodrigo Paganelli). A irmã não tem dúvidas de que eles gostam um do outro e já tem um plano para os separar.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz que a urna está vazia e todos estranham, exceto Tomé (Pedro Teixeira) e Bino (Pedro Alves), que disfarçam. São (Sílvia Rizzo) fica indignada e não tem dúvidas de que houve fraude. Glória (Catarina Avelar) concorda e quer chamar a GNR. Tomé e Albino tentam desdramatizar a situação. Corcovada pede silêncio e uma bebida para analisar a situação.

Ana Carolina e Carlos estão a beijar-se quando o telemóvel dela toca. Ao ver que é Louis, Carlos fica chateado e afasta-se. A jovem diz que ela e Louis são só amigos, mas Carlos afirma que os amigos não dão beijos na boca e vai embora. Ana Carolina fica frustrada e Louis continua a ligar a Ana Carolina, mas ela não atende.

Vuitton insiste para o irmão voltar a ligar, mas dá sinal de desligado. Ela decide ligar a Carlos para descobrir se ele e Ana Carolina estão juntos.

Episódios

Mais Episódios