Festa é festa

Tomé e Aida: os empreendedores da aldeia

  • 20 abr 2021, 20:50
Tomé e Aida: os empreendedores da aldeia - TVI

Em «Festa é Festa», há casais peculiares e muito ambiciosos.

Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) são os mais viajados da aldeia, mas percebem pouco de inovação. O que não lhes falta é orgulho nos negócios e, claro, na filha Betinha (Ana Marta Contente).

Tomé é o dono do café, do qual se orgulha muito. Considerado o “Correio da Manhã” lá do sítio, detentor de toda a cusquice do que se passa na aldeia, Tomé era para ser o presidente da festa do ano anterior, mas a pandemia trocou-lhe as voltas. Por isso, sente-se no direito de, este ano, honrar o posto. Acontece que Bino (Pedro Alves) não lhe vai facilitar a vida. Tomé é o treinador de Hóquei da aldeia e há quem diga que chegou a ser convocado à Seleção Nacional, mas provas disso nunca ninguém as viu. Tem muito orgulho na filha, mas não gosta que ela trabalhe na Junta, com o rival Albino.

Aida é dona da “venda” da aldeia e muito se orgulha da decoração moderna e dos produtos gourmet que vende na mercearia, mas que ninguém sabe para o que servem. É caso para se dizer que «só se estraga uma casa» porque, tal como o marido, também é uma cusca de «primeira apanha». A mulher de Tomé não é «rata de sacristia», é muito gabarolas, quer que as mulheres da aldeia a tomem como um exemplo de progresso e gosta de estar no controlo das coisas. Secretamente, imagina-se no papel de Presidente da Junta. A venda serve-lhe como meio de propaganda política. É a “cabecilha” da comissão fabriqueira, que trata dos doces da festa. Tem uma atração pelo Sôtor (José Carlos Pereira), inventando doenças para ser vista por ele.

Betinha (Ana Marta Contente) tem vinte e poucos anos, completou o décimo segundo ano e tirou um curso profissional de secretariado. Acha-se uma executiva. A única da aldeia, aliás. Herdou da sua mãe os trejeitos de grandezas e as ambições políticas. Gosta de ser a filha do dono do café porque lhe dá estatuto perante os demais da sua idade. Betinha trabalha como secretária na Junta de Freguesia, é obcecada por Bino e provoca-o, diariamente. Não deve muito à inteligência, mas compensa na estampa. Os homens «babam» por ela, o que irrita Tomé e, ainda mais, Albino. Já ela, adora...

Acompanhe todas as novidades através das páginas oficiais de Facebook e de Instagram da novela.

Relacionados

Festa é Festa

Mais Festa é Festa