Tomé e Aida: os empreendedores da aldeia

  • 20 abr 2021, 20:50

Em «Festa é Festa», há casais peculiares e muito ambiciosos.

Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) são os mais viajados da aldeia, mas percebem pouco de inovação. O que não lhes falta é orgulho nos negócios e, claro, na filha Betinha (Ana Marta Contente).

Tomé é o dono do café, do qual se orgulha muito. Considerado o “Correio da Manhã” lá do sítio, detentor de toda a cusquice do que se passa na aldeia, Tomé era para ser o presidente da festa do ano anterior, mas a pandemia trocou-lhe as voltas. Por isso, sente-se no direito de, este ano, honrar o posto. Acontece que Bino (Pedro Alves) não lhe vai facilitar a vida. Tomé é o treinador de Hóquei da aldeia e há quem diga que chegou a ser convocado à Seleção Nacional, mas provas disso nunca ninguém as viu. Tem muito orgulho na filha, mas não gosta que ela trabalhe na Junta, com o rival Albino.

PUB

Aida é dona da “venda” da aldeia e muito se orgulha da decoração moderna e dos produtos gourmet que vende na mercearia, mas que ninguém sabe para o que servem. É caso para se dizer que «só se estraga uma casa» porque, tal como o marido, também é uma cusca de «primeira apanha». A mulher de Tomé não é «rata de sacristia», é muito gabarolas, quer que as mulheres da aldeia a tomem como um exemplo de progresso e gosta de estar no controlo das coisas. Secretamente, imagina-se no papel de Presidente da Junta. A venda serve-lhe como meio de propaganda política. É a “cabecilha” da comissão fabriqueira, que trata dos doces da festa. Tem uma atração pelo Sôtor (José Carlos Pereira), inventando doenças para ser vista por ele.

PUB
PUB

Betinha (Ana Marta Contente) tem vinte e poucos anos, completou o décimo segundo ano e tirou um curso profissional de secretariado. Acha-se uma executiva. A única da aldeia, aliás. Herdou da sua mãe os trejeitos de grandezas e as ambições políticas. Gosta de ser a filha do dono do café porque lhe dá estatuto perante os demais da sua idade. Betinha trabalha como secretária na Junta de Freguesia, é obcecada por Bino e provoca-o, diariamente. Não deve muito à inteligência, mas compensa na estampa. Os homens «babam» por ela, o que irrita Tomé e, ainda mais, Albino. Já ela, adora...

Acompanhe todas as novidades através das páginas oficiais de Facebook e de Instagram da novela.

RELACIONADOS

Bino, Florinda e Carlos: a frustração em família

A casa de Corcovada

São eles que agitam Bela Vida

Extras

Mais Extras