Joana Madeira recorda maus-tratos: «Ele nunca me tratou bem, cheguei a ir várias vezes ao hospital»

  • 13 jun 2022, 19:21

No «Goucha», a atriz abre o livro da sua vida, ao recordar uma infância e adolescência duras, o início do percurso pelo mundo da representação e ainda a relação com Eduardo Madeira.

Joana Madeira partilha parte da sua história e relembra com tristeza alguns momentos marcantes da sua infância.

Aos 5 anos, Joana deixou de ter contacto com o pai, após este e a sua mãe se divorciarem: «A partir do momento em que eles se separam, nunca mais o vi. A única e última memória que tenho dele, é quando a minha mãe me levou a vê-lo, mas ele virou-me as costas e foi-se embora». Anos mais tarde, a mãe de Joana juntou-se com outro homem, do qual teve um filho, mas Joana recorda essa relação com alguma mágoa: «Para conquistar a minha mãe, ele tratava-me bem, mas depois de nascer o meu irmão, eu deixei de pertencer àquela família (...) Nunca me tratou bem, cheguei a ir várias vezes para o hospital com sovas que ele me dava».

Uma infância sofrida, marcada pela ida a psicólogos e pelo acompanhamento da CPCJ, Joana começou a crescer e o ambiente que se vivia em casa tornou-se insuportável e insustentável. Assim, aos 18 anos, Joana saiu de Elvas e veio para Lisboa sozinha, para realizar o sonho de ser atriz.

Um workshop de 15 dias na Plural foi apenas o início do sonho, que no entanto, não correu como esperado e Joana foi apenas contratada como figurante, nos Morangos com Açúcar. Não era de todo o seu objetivo e na época Joana não tinha grandes condições para permanecer em Lisboa: «Já não tinha dinheiro para nada, nem para comida». No entanto, visto que o sonho comanda a vida, os de Joana não ficaram por ali. Arranjou um emprego, que conseguia conciliar com a figuração e, durante 1 ano, juntou o dinheiro suficiente para continuar em Lisboa. Ainda hoje, Joana não se sente realizada e valorizada no mundo da representação, o que continua a mexer consigo.   

A relação com Eduardo Madeira surge num dia de gravações para o “Estado de Graça”. O realizador do programa apresentou Joana a Eduardo e desde aí que nunca mais se largaram, somando já 9 anos lado-a-lado. Joana afirma que a diferença de idades não é de todo um problema, pois sempre que estão juntos, sentem-se da mesma idade: «Já não me imagino sem ele. Mais que um casal, somos verdadeiramente amigos». O humorista surpreendeu a Joana com um vídeo épico, ora veja!

Ainda assim, Joana Madeira confessa ser alvo de várias críticas nas redes sociais e de se sentir “diminuída”, por ser mulher de um grande humorista português: «As pessoas acham que por ser mulher do Eduardo, não tenho direito a ter graça e de ser engraçada (...) Tenho de esquecer todos os meus sonhos, anular-me e ser só a mulher do Eduardo? Não é por sermos mulheres de alguém, que deixamos de ser pessoas, também temos o direito de ter as nossas oportunidades». Manuel Luís Goucha aproveita para deixar um recado a todas as pessoas que se escondem atrás dos computadores e que fomentam o ódio gratuito.

RELACIONADOS

Recordamos alguns dos jovens talentos que se estrearam em «Uma Canção para Ti»!

Manuel Luís Goucha incrédulo: «A vossa mãe nunca mais quis saber de vocês?»

André e Joana recordam cancro: «Tememos que muitas pessoas se fossem embora»

Francisco Macau: «Há coisas que me dizem, que eu pergunto-me “Porquê?”»»

Lígia Ascenso foi abandonada pelo pai do filho:«Ainda hoje estou à espera de uma resposta»

Pedro Guedes recorda tempos de manequim: «Conheces o Elton John numa semana e na semana seguinte estás na escola»

Susana Tomé: «Como mulher, mudou tudo na minha vida, mataram uma parte de mim»

MAIS

Mais Vistos

Casos Reais

Goucha

Fotos

Vídeos