Paula Marcelo recorda os últimos dias de Camilo de Oliveira: «Três dias antes de falecer, ele disse que ia morrer»

  • 14 jun 2022, 22:36

No «Goucha», Paula Marcelo partilha parte da sua história, desde os problemas da adolescência, o início da paixão pelo teatro, o romance e a vida ao lado de Camilo de Oliveira e ainda o reencontro com o amor, ao lado do atual marido.

O teatro aparece na vida de Paula aos 16 anos. Nesta altura, a atriz recorda que passou por uma época difícil, a nível psicológico: «Tentei o suicídio nessa altura. Não estava feliz. Fui injusta para com os meus pais, ao tomar essa atitude. Eu não sabia o meu caminho (...) como não sabia o que queria, não me sentia bem neste mundo». O teatro foi como uma espécie de terapia e uma fuga. Iniciou-se no teatro amador e daí surgiu a paixão pela representação.

Paula era muito nova quando se apaixonou por Camilo de Oliveira e os dois começaram uma relação, sendo que existia uma grande diferença de idades. A nossa convidada conta que o que mais a fascinou no ator foi sem dúvida a sua sabedoria e sua lábia. Surpreendentemente, Manuel Luís Goucha confessou que Camilo de Oliveira namorou com a sua mãe!

O preconceito pelo qual os dois passaram, ainda hoje é recordado por Paula: «Somos um país muito preconceituoso, as pessoas olham muito para os outros e esquecem-se de olhar para elas. Senti-me amada. Tenho muita sorte e agradeço todos os dias». A reação dos pais da atriz a este romance não foi a melhor, pois aos olhos dos dois, a diferença de idades era um aspeto com grande peso, no entanto, acabaram por aceitar e renderam-se a este amor.

No meio teatral, esta relação também não era bem vista. Alguns colegas alegavam que Paula só mantinha uma relação com o ator para ter mais papéis e subir na carreira da representação. Ainda assim, Paula confessa que Camilo sempre foi muito honesto consigo e com o seu trabalho: «O Camilo teve sempre muito cuidado em dizer-me “Este papel não é para ti agora, porque ainda não estás preparada, nem tens a maturidade suficiente para o fazer».

Em 2016, Camilo de Oliveira faleceu, aos 91 anos. Paula revela que, quando se têm uma relação com um parceiro com uma grande diferença de idades, é inevitável não pensar no futuro e no dia em que este pode partir. O que mexeu mais com a atriz foi presenciar tanta lucidez em Camilo, visto que este sabia que estava prestes a partir: «Ele sabia que estava perto do fim e isso é que doeu. Três dias antes de falecer, ele disse que ia morrer». Paula Marcelo e Camilo de Oliveira viveram mais de 30 anos juntos e a atriz garante que, quando Camilo partiu, a Paula de 35 anos também morreu naquele dia.

Depois de 3 anos de luto, Paula volta a encontrar o amor, ao lado de Jorge, o seu atual marido. Jorge não era um desconhecido na vida de Paula, visto ser o irmão da sua melhor amiga. Anos mais tarde, após um divórcio da parte deste, e da viuvez de Paula, voltaram a encontrar-se e, ainda que a atriz só olhasse para ele como um simples amigo, Jorge acabou por conquistar o seu coração, casaram e mantêm uma relação até aos dias de hoje: «Ele foi incrível. Passou de ser o chato do irmão da minha amiga para um homem maravilhoso. Como amiga, não conhecia aquele lado dele».

RELACIONADOS

Ana Loureiro prostitui-se desde os 24 anos: «Um homem para mim, hoje em dia, não tem valor»

Joana Madeira recorda maus-tratos: «Ele nunca me tratou bem, cheguei a ir várias vezes ao hospital»

Recordamos alguns dos jovens talentos que se estrearam em «Uma Canção para Ti»!

Manuel Luís Goucha incrédulo: «A vossa mãe nunca mais quis saber de vocês?»

André e Joana recordam cancro: «Tememos que muitas pessoas se fossem embora»

Francisco Macau: «Há coisas que me dizem, que eu pergunto-me “Porquê?”»»

Pedro Guedes recorda tempos de manequim: «Conheces o Elton John numa semana e na semana seguinte estás na escola»

MAIS

Mais Vistos

Casos Reais

Goucha

Fotos

Vídeos