25 nov 2019 09:49

Laksa de salmão com crocante de noodles de arroz e tofu

Ingredientes:

1 Lombo de salmão sem pele e sem espinhas

Noodles de Arroz finos (vermicelli de arroz)

Tofu firme, escorrido cortado aos cubos

150 gr de Abóbora butternut cortada aos cubos

1 colher de sopa de Belacan (pasta de camarão fermentada) ou 100ml caldo de marisco/camarão

1 colher de sopa de Caju cortado aos bocados

1 colher de chá de Curcuma em pó

1 colher de chá de Cominhos em pó

2 colheres de chá de Pasta de tomate

2 Malaguetas vermelhas

1 Malagueta verde

Gengibre fresco sem pele

Coentros frescos

2 Chalotas

1 Dente de alho

2 Folhas de lima kaffir

1 Talo de erva-príncipe fresco, parte branca (lemongrass)

2 Limas (raspa e sumo)

2 a 3 colheres de sopa de Molho de peixe

1 Lata de leite de coco

2 colheres de sopa de Açúcar amarelo

1 cebolo

Óleo de amendoim qb

Sal qb

Preparação:

Corte o lombo de salmão em retângulos de tamanho médio, tempere com sal e reserve.

Numa picadora Kenwood, coloque a cebola, o dente de alho, as chalotas, os coentros, o gengibre (um pedaço com cerca de 2cm), as malaguetas (retire as sementes, caso não goste de muito picante), as folhas de lima kaffir, meio talo de lemongrass, um fio de óleo de amendoim e raspa de lima. Pique bem até obter uma pasta. Caso seja necessário adicione um pouco mais de óleo de amendoim.

Numa caçarola anti-aderente, coloque um fio de óleo de amendoim, a pasta de laksa, a curcuma e os cominhos. Deixe aquecer e os sabores se intensificarem, mexa para que não queime a pasta. Adicione os cubos de abóbora e envolva bem nos sabores da laksa.  Junte o leite do coco, a pasta de tomate, a pasta de camarão fermentado ou o caldo de marisco, gengibre fresco ralado, o molho de peixe, o sumo de uma lima, o açúcar amarelo. Mexa bem e deixe cozinhar em lume reduzido por cerca de 15 a 20 minutos.

Numa caçarola, aqueça óleo para fritar. Entretanto ferva água numa chaleira. Coloque numa taça os noodles de arroz (deixe uma parte de lado para fritar) e cubra com a água a ferver. Coloque um pouco de sal. Cubra com película aderente e deixe cozer por 5 minutos. Escorra e passe por água fria. Reserve.

Quando o óleo estiver bem quente, frite os noodles de arroz (tirados diretamente do pacote). Retire para papel absorvente e reserve. No mesmo óleo frite os cubos de tofu. 

Coloque os lombos de salmão no caldo de laksa e abóbora e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos. Retire do lume e deixe cozinhar fora do lume por mais 2 a 3 minutos. O salmão deve ficar rosado no meio.

Sirva em taças fundas, coloque primeiro os noodles de arroz cozidos, regue com uma porção generosa do caldo de laksa e abóbora, o salmão, por cima os noodles fritos, o tofu frito, cebolo e malagueta vermelha cortada às fatias, coentros picados e o caju aos bocados.

Nota: Esta receita exige que coma com colher e garfo!